sábado, 15 de novembro de 2008

A Beleza em forma de Cidade


Novo (a) Âncora da CBN


É com muita alegria que recebo hoje a notícia, através do meu e-mail, sobre quem será o novo âncora do Programa CBN Rio, de segunda a sexta,às 9h30.


A partir do dia 24 de novembro, o programa ficará sobre o comando da Lucia Hippolito, cientista política e que, diariamente, já fazia o coméntário político no Jornal da CBN 1ª Edição.


Parabéns, Lucia.


sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Bandinha do Jornal da CBN 1ª Edição

Resumo Econômico da Semana

A semana começou bem com o pacote chinês de quase US$ 600 bilhões e a esperança de que isso pudesse ajudar a conter um pouco a crise. Tudo dentro da teoria do descolamento dos emergentes, com a economia chinesa virando a locomotiva do crescimento mundial.

Mas isso durou pouco com a leva de notícias ruins da economia americana. A GM, uma das principais montadoras do mundo, mostrou que estava "mal da rodas" e isso preocupou não só os investidores mas também o candidato eleito Barack Obama. Depois foi a vez da seguradora AIG pedir mais dinheiro ao governo.

Na Europa, o BC inglês afirmou que o país entrou em recessão. Depois foi a vez da Alemanha e Itália divulgarem duas retrações seguidas do PIB. A mesma aconteceu com a Zona do Euro. Ou seja, a enxurrada de notícias ruins foi muito mais forte que o pacote chinês.

Aqui no Brasil houve socorro às montadoras com financiamentos do Banco do Brasil, ligado ao governo federal, e do Nossa Caixa, ligado ao governo de São Paulo.

A Petrobras divulgou um lucro recorde no 3º trimestre, e mesmo assim as ações despencaram no dia seguinte. Isso porque houve aumento nos custos da empresa, e em tempos de crise os investidores olham para tudo com lupa.

Sobre a reunião do G20 deste final de semana, o encontro perde um pouco da importância com a não presença de Obama. E ele não poderia ir mesmo porque além de não ter assu mido, ainda não montou a sua equipe.

Mas é uma reunião que pode avançar um pouco mais nessa nova arquitetura do mundo, com a participação maior dos emergentes Brasil, China e Índia, principalmente.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

RJTV 1ª Edição

Reportagem do RJTV 1ª Edição, veiculado pela Rede Globo:

Todos os dias, Jaqueline faz questão de levar a filha Aline, de 7 anos, à Escola Municipal França Carvalho, em Nova Iguaçu. “A criança tem que estudar. Se ela não estudar, vai ser o que mais tarde?”, diz ela.

O local é improvisado. O prédio foi adaptado como uma alternativa para que as crianças não ficassem sem aulas, enquanto uma nova unidade é construída. A antiga foi condenada pela Defesa Civil, mas o que deveria ser provisório, já dura anos.

“Pouco mais de três anos. Não há condição nenhuma de se dar um bom ensino, de qualidade, nessas condições”, afirma Cristiane Pires, do sindicato dos profissionais de educação.

Com uma câmera escondida, entramos onde os estudantes estão tendo aulas. No teto de uma sala, um buraco. Os alunos enfrentam condições de risco. A rede elétrica também fica exposta lá dentro. A parede tem infiltrações. No corredor, cadeiras amontoadas. Na hora do lanche, as crianças usam a própria sala de estudos. Não há pátio, nem refeitório.

“Do jeito que está essa escola, parece que estamos esquecidos”, lamenta uma moradora.

Quando o portão está aberto, a passagem dos alunos do andar debaixo fica obstruída. Só há uma entrada e não existem saídas de emergência.

O RJTV já mostrou as obras na nova unidade, que abrigaria 300 estudantes. A promessa era de que tudo estaria pronto até setembro. Dois meses depois do prazo, os sacos de cimento permanecem em um canto da sala. Azulejos foram colocados só em parte da parede. As tubulações do teto estão à mostra.

Com as obras interrompidas, o risco é também de dengue. Em um reservatório, água parada. O ralo sem tampa pode ser outro foco do mosquito.

Na Escola Municipal Ana Maria Ramalho, mais descaso: a caixa d’água fica destampada. O anexo que deveria estar em construção tem uma grande poça. As máquinas estão paradas. Não há pias nos banheiros.

Faltam vidros nas janelas da Escola Municipal Mascarenhas de Moraes. Os materiais de construção acumulam água da chuva. Enquanto observamos condições precárias nos colégios, outro está praticamente pronto, mas continua fechado.

“Eu acho um grande desperdício, uma estrutura dessas sem ser utilizada”, reclama um morador.



O RJTV conversou com Bernadete Rufino, subsecretária municipal de educação.

RJTV - Por que as condições do ensino no município chegaram a esse ponto?

Bernadete Rufino - As condições do ensino não chegaram a esse ponto, porque as condições pedagógicas de ensino em Nova Iguaçu vão muito bem. Trata-se de 14 escolas, dentre elas, 9 que estão sendo reformadas e cinco que estão sendo construídas. Inicialmente houve todo um trabalho de conversa com a comunidade escolar sobre a construção e a reforma das escolas.

E com relação aos focos de mosquito da dengue, aos riscos, à fiação exposta?

Hoje ainda estaremos entrando nessas localidades, com uma equipe que forma uma ação integrada entre a Secretaria das Cidades, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde, para poder resolver essas situações, porque não há nenhum interesse nosso em que nossas crianças sejam prejudicadas. Tudo isso, com certeza, a partir de hoje, será resolvido.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A Recessão deverá ser curta

Recebi, por e-mail, o mais novo artigo do renomado Stephen Kanitz:

A Recessão Deverá Ser Curta

(...) Como queda de avião, o colapso de um sistema financeiro mundial tem várias causas complexas, por isto o diagnóstico é tão complicado. “Foi o piloto!” (Bush),“Foi o avião!” (o capitalismo),“Foi o combustível!” (a ganância dos bancos),“Foi o motor!” (a alavancagem do sistema),“Foi a comida!” (os bônus dos gestores). São análises simplistas. (...)

Quem quiser ler este artigo na íntegra, basta enviar um e-mail para
ellyelsantos@hotmail.com com o assunto "Artigo".

Não estou autorizado a exibí-lo por inteiro no meu blog.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Programa do Jô

Hoje, no Programa do Jô, o atual e reeleito prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, será o entrevistado do Jô.

Não podemos perder. Ele falará de política e dos projetos que foram sua "bandeira" durante sua campanha.

Vamos acompanhar!!

Eleições no Congresso

Segundo a jornalista Cida Fontes, na edição de hoje do jornal O Estado de São Paulo, escreve que "diante da resistência do PMDB e sem apoio do DEM, que defende a candidatura do senador José Sarney (PMDB-AP), Tião Viana (PT-AC) vai assediar o PSDB em busca de votos para a disputa da presidência do Senado. Ele deverá se encontrar nos próximos dias com o governador de São Paulo, José Serra, com quem mantém boas relações. Os dois tiveram, no sábado, uma "amável" conversa, segundo palavras do petista, durante encontro informal na cerimônia de casamento da filha do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), em Fortaleza.

"Na gestão de Serra no Ministério da Saúde atuei como uma espécie de embaixador da saúde no Congresso. Fui um militante da Emenda 29", ressaltou Viana, referindo-se à proposta de emenda constitucional que aumenta os recursos para a saúde. Ele procurou tranqüilizar Serra: se eleito, vai trabalhar para que, até 2010, o Senado e os partidos - independentemente de serem da oposição ou do governo - estejam fortalecidos.

Os senadores do PSDB, no entanto, enfrentam um dilema. De um lado, a volta de Sarney à presidência do Senado poderia trazer dificuldades a Serra, por causa das rusgas entre a família Sarney e o governador. E, se os tucanos fecharem com Viana, temem dar mais poder ao PT justamente nos próximos dois anos, quando serão montadas as alianças para 2010. Ao mesmo tempo, fechariam as portas para o PMDB.

Depois de falar ao telefone com Sarney na sexta-feira, Viana conversou ontem pessoalmente com o peemedebista. "Foi muito positiva", disse o petista. Sarney tem repetido que, apesar das pressões de setores da bancada do PMDB, não quer voltar à cadeira de presidente. Foi o que disse também ao presidente Lula. Mesmo assim, muitos no PMDB acreditam que deseja ser ungido ao cargo.

Embora tenha afirmado que não deseja se envolver na disputa, Serra está atento às articulações e é informado diariamente pelo presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).

Na Câmara, enquanto o DEM tem se mostrado contrário à candidatura do presidente do PMDB, Michel Temer (SP), o PSDB pretende apoiá-lo fazendo assim um gesto político de aproximação do partido com o PMDB, já pensando em 2010. "

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

9 de Novembro de 1989

O muro de Berlim é até hoje um dos maiores símbolos da divisão do mundo entre paises capitalistas e socialistas. Da mesma forma, sua queda é apontada por alguns como o marco final e definitivo do fim da Guerra Fria. A construção do muro se iniciou na madrugada do dia 13 de agosto de 1961, por iniciativa da República Democrática Alemã, de orientação pró-soviéticos. (RDA). A fronteira artificial era protegida por 66,5 km de grades metálicas, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Ao longo de quase 30 anos, cerca de 85 pessoas morreram e diversas forma presas ou ficaram feridas ao tentar atravessar para República Federal da Alemanha lado capitalista do país. A derrubada do muro teve origem com um mal-entendido. Devido ao grande número de manifestações pedindo o direito de viajar de um lado a outro, houve, em 9 de novembro de 1989, uma conferência de imprensa na qual foi anunciada a decisão de extinguir qualquer tipo de restrição às viagens. Logo após a divulgação da decisão foram transmitidas no rádio e na tv notícias sobre a abertura do muro. Em pouco tempo uma multidão já havia se dirigido para a fronteira sem que os guardas fossem informados de nada. Devido à pressão popular e a falta de instruções oficiais não houve resistência e o muro foi, enfim, derrubado.

Reforma Política

O governo apresentou nos últimos dias as propostas para a Reforma Política, que se espera desde o governo FHC.

As propostas, algumas delas são absurdas, outras são relevantes. Por isso, está aberto o debate, sobre os pontos colocados pelos parlamentares.

O cardápio apresenta seis pontos, analise-os e comente.

As campanhas eleitorais seriam financiadas, exclusivamente, com o dinheiro público;

Político com ficha suja não poderia mais se candidatar, isto é, aderia ao princípio da inelegibilidade;

O eleitor votaria numa lista elaborada pelo partido, ou seja, o voto em lista fechada;

Continuaria a fidelidade partidária;

Seria vedada a coligação nas eleições proporcionais para deputado federal, estadual e vereador;

Por fim, a cláusula de barreira foi ressuscitada, daí para ter representante no legislativo o partido teria que obter, no mínimo, 1% dos votos em pelo menos 1/3 dos estados.

Expressem suas opiniões.