sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Preparando o cardápio para 2010

Prefeitos eleitos em capitais politicamente estratégicas assumiram os mandatos ontem com uma tarefa: criar palanques e vitrines de suas gestões para pavimentar o caminho dos aspirantes ao Palácio do Planalto em 2010.

Nas principais cidades do País, já estão na rua articulações para formar os blocos de força regionais que, respaldados pelos nomes vitoriosos na disputa municipal, influenciarão o voto de quase 20 milhões de eleitores.

São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador e Recife vai contribuir para formar o mosaico político da eleição presidencial daqui a menos de dois anos.

Para o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, os prefeitos eleitos “além de estarem na vitrine como novos gestores, são líderes políticos”.

Com base nesse diagnóstico, a partir de fevereiro o PT faz encontros regionais entre os eleitos para fortalecer a articulação do partido.

O senador Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, entende que “os prefeitos formam uma equação decisiva” para as eleições presidenciais. “Eles têm influência e relação com as bancadas.”

Para mim, são perfeitos cabos eleitorais.

Não podemos esquecer que a política é feita nos municípios e não nas esferas estadual e federal. O eleitor vive no município. E, é no município que a "coisa" realmente acontece.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

2009!!!


Administração em Foco


Auto-estima


- publicado, aqui, no blog em 04 de Nov de 2008 -

“Como ficar rico em pouco tempo”, “Atrair a sorte para si”, “Galgar degraus no trabalho rapidamente”, são títulos de alguns livros que estão a cada dia sendo os mais vendidos das prateleiras das livrarias. Os manuais de auto-ajuda se incorporaram à vida moderna tanto quanto os telefones celulares ou a internet. Cada vez mais gente encontra inspiração em seus conselhos para perseguir uma vida melhor, seja do ponto de vista material, seja do espiritual. Se todos esses títulos fossem colocados em uma centrífuga, o conselho fundamental que daí resultaria seria: goste de você, tenha confiança em si mesmo, acredite em sua capacidade. Em suma, preserve sua auto-estima.

A auto-estima, segundo os psicólogos, é a principal ferramenta com que o ser humano conta para enfrentar os desafios do cotidiano, uma espécie de sistema imunológico emocional determinando, em última análise, a forma como nos relacionamos com o mundo.

O historiador inglês, Peter Burke, resume: “A auto-estima é o conceito mais estudado na psicologia social, e há um bom motivo para isso. Ela é a chave para a convivência harmônica no mundo civilizado”.

A auto-estima é vital não apenas para as pessoas, mas também para as famílias, os grupos, as empresas, as equipes esportivas e os países. Sem ela, não há terreno fértil para as grandes descobertas nem para o surgimento dos líderes. Desde o início da civilização, o mundo é movido a pessoas que confiam de tal forma nas próprias idéias que se sentem estimuladas a dividi-las com os outros. Isso vale tanto para cientistas quanto para poetas, tanto para artistas quanto para políticos. O filósofo grego Aristóteles já observava que a esperança e o entusiasmo, juntos, formam a centelha da autoconfiança, sem a qual os jovens não teriam futuro.

Antigamente, acreditava-se que o grau de auto-estima de uma pessoa era determinado na infância e se preservava intocado ao longo da vida. A boa notícia é que, nos últimos anos, a psicologia derrubou essa teoria. Hoje se sabe que é possível desenvolver a auto-estima em qualquer idade e mantê-la elevada para sempre. O sucesso dessa empreitada depende não apenas da visão que se tem de si mesmo, mas também da avaliação que se faz da sociedade em que se vive.

As pesquisas mais recentes sobre auto-estima apresentam duas novidades.

A primeira é que é possível ter auto-estima alta e baixa que se alternam. Por exemplo, um indivíduo pode ter confiança plena em si próprio no ambiente profissional, mas se sentir a última das criaturas no âmbito pessoal, e vice-versa. Com isso, para aumentar a auto-estima, não basta apenas ter pensamentos positivos generalizados. O ideal é concentrar-se nos pontos fracos que podem ser mudados e melhorados.

Agora, a segunda revelação da psicologia no terreno da auto-estima é que algumas das características que a compõem podem ser hereditárias. Essa descoberta enterra definitivamente a noção de que a auto-estima é formada apenas durante a infância, em casa, por influência dos pais.

O primeiro passo para melhorar a auto-estima, segundo médicos e psicólogos, é identificar os comportamentos e as crenças negativas que foram construídos durante a vida. Coisas como acreditar-se incapaz de realizar grandes projetos, de conseguir um bom marido ou esposa, e achar que subir na carreira e ganhar mais dinheiro é privilégio apenas das outras pessoas. A partir daí, é preciso questionar essas crenças. As que não contribuírem para uma vida harmoniosa devem ser limadas do comportamento do dia-a-dia. Segundo psicólogos, são os pensamentos e as atitudes próprios – e não os eventos externos – que moldam os sentimentos. Assim, se um indivíduo tem uma visão distorcida e negativa de si mesmo, terá auto-estima baixa. Ter baixa auto-estima não significa, necessariamente, ter depressão, mas uma coisa pode levar a outra. Portanto, uma pessoa com baixa auto-estima se enxerga de maneira negativa, mas consegue levar uma vida normal. Agora, quem tem depressão, além dessa visão negativa, perde a motivação para viver, isto é, um indivíduo com depressão sempre tem auto-estima baixa, pois essa sensação de incapacidade é um dos aspectos que podem torná-lo depressivo.

A partir do momento em que se decide identificar as crenças negativas e se trabalhar continuamente para modificá-las, cinco regras são básicas para elevar a auto-estima e ganhar confiança de maneira permanente. As regras são as seguintes: examinar o passado, achar um meio-termo, dar um sentido á vida, focar os aspectos positivos e comentar com a família e os amigos as realizações positivas.

Os brasileiros, em geral, são muito otimistas, apesar de possuírem auto-estima baixo em comparação com os americanos e os franceses.

Nós sempre achamos que hoje está ruim, mas amanhã irá melhorar.

Existe no Brasil uma cultura de condenar quem se vangloria das próprias realizações e de enaltecer a humildade. Isso acaba por minar a auto-estima das pessoas, que começam a acreditar que não são merecedoras de seus feitos mais ambiciosos, ou seja, a arrogância costuma ser confundida com auto-estima em excesso. Já dizia o poeta e escritor alemão Johann Wolfgang Von Goethe (1749-1832), que “um erro grave é tanto se julgar mais do que se é, quanto se estimar menos do que se merece”.

A moderna psicologia não aceita mais a idéia de que alguém possa ter auto-estima em excesso. Seria como ter saúde em excesso. Os complexos de superioridade e a arrogância pertencem a outra natureza.

Portanto, uma pessoa com auto-estima elevada acredita que tem o controle da própria vida, sente-se confiante em lidar com os contratempos e almeja alcançar o sucesso na vida pessoal e profissional.

Administração em Foco no blog

Novos tempos exigem novas coisas. Novas coisas exigem novos conhecimentos. E novos conhecimentos exigem pessoas capazes de aprender.

É por isso que, a partir de hoje, o blog apresenta esta nova coluna. Além de tratar de assuntos no campo da política e economia, o blog também irá tratar de temas relacionados à Administração de Empresas, curso que estou, atualmente, fazendo como o primeiro degrau para minha carreira profissional. Não é consultoria e sim uma maneira que encontrei de debater assuntos de caráter relevante.

Será uma experiência baseada em pesquisas que eu mesmo estou realizando.

Para discorrer o primeiro tema fiquei em dúvida dentre tantos que merecem uma atenção especial.

Muitos alunos terminam sua faculdade e, muitas vezes, não têm noção de assuntos que são tratados em sala de aula e que podem ser postos no cotidiano.

Esse é o objetivo desta nova coluna no blog, levar temas pesquisados ao entendimento do aluno contemporâneo.

A CBN, Central Brasileira de Notícias, tem em sua programação o quadro “Mundo Corporativo com Heródoto Barbeiro”, são entrevistas com especialistas sobre esse seguimento. Em caráter de complementação, estarei publicando para você, internauta, acompanhar as melhores entrevistas sobre temas do mundo corporativo.

Portanto, a partir de hoje, às 15h, todos os dias apareçam aqui no blog e leiam a coluna Administração em Foco.

Reforma Ortográfica

O blog vai adotar, a partir de hoje, as mudanças na escrita estabelecidas na reforma ortográfica cujo decreto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em setembro de 2008. A reforma da ortografia pretende unificar o registro escrito nos oito países que falam português: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.

De 2009 até 31 de dezembro de 2012, ou seja, durante quatro anos, o país terá um período de transição, no qual ficam valendo tanto a ortografia atual quanto as novas regras. Assim, concursos e vestibulares deverão aceitar as duas formas de escrita. Nos livros escolares, a incorporação das mudanças será obrigatória a partir de 2010.

O que muda com a reforma ortográfica?


O "k", o "w" e o "y" entram no alfabeto, que passa a ter 26 letras.


O trema desaparece nas palavras em português. Só fica em palavras estrangeiras como Hübner e Müller. A pronúncia não muda.

Exemplos:
agüentar => aguentar
aqüífero => aquífero
tranqüilo => tranquilo
bilíngüe => bilíngue


O acento agudo desaparece nos ditongos abertos "ei" e "oi", em palavras como "idéia" e "heróico", que ficarão "ideia" e "heroico". A pronúncia não muda.


O acento circunflexo desaparece com o duplo "o" e o duplo "e", como "vôo", "enjôo", "crêem", "lêem", "dêem" e "vêem", que passam a ser escritas da seguinte forma: "voo", "enjoo", "creem", "leem", "deem" e "veem".


Desaparecem os acentos agudos ou circunflexos que servem para diferenciar palavras como:
pára (do verbo parar) ≠ para (preposição) => para
péla (do verbo pelar) ≠ pela (combinação da preposição por + a) => pela
pêlo (substantivo) ≠ pelo (combinação da preposição por + o) => pelo

Observação:
Os acentos só não desaparecem em:
pôr (verbo - infinitivo) ≠ por (preposição)
pôde (3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo) ≠ pode (3ª do singular do presente do indicativo)


O hífen some quando o segundo elemento da palavra começar com "s" ou "r". Nestes casos, as consoantes devem ser dobradas, como em "antissemita" (hoje "anti-semita"), "antirreligioso" (atualmente "anti-religioso") e "contrarregra" (hoje "contra-regra").

Exceção:
Quando os prefixos terminam em "r", se mantém o hífen, como em "hiper-requintado" e "super-resistente".

Ponto em aberto
O acordo não define todos os usos de hifens, por exemplo. Assim, palavras como pé-de-cabra, reerguer ou reratificação ainda dependem da elaboração de um vocabulário pela Academia Brasileira de Letras e pelos órgãos dos outros sete países signatários.

Réveillon no Rio

Em Copacabana, no Rio, dois milhões de pessoas acompanharam a chegada de 2009
(Agência O Globo)

Réveillon em Paris

A Europa festejou a chegada de 2009 com muitos fogos, luzes e algumas manifestações. Na famosa Avenida Champs Elysees, em Paris, pessoas se reuniram para comemorar a chegada de 2009.
(Imagem veiculada pelo Portal G1)

Réveillon em São Paulo e no Rio

Em São Paulo, na Avenida Paulista.






No Rio, em Copacabana espetáculo durou vinte e cinco minutos.
(Imagens veiculadas pelo Portal G1)

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Feliz Ano Novo

Acabo de me instalar em meu quarto, cansado pretendo dormir e descansar para o dia de amanhã.

Amanhã o dia é de trabalho. Mas, confiante que minhas férias vão chegar.
O blog brinda com vocês este ano novo que está chegando.
Meu muito obrigado!
FELIZ ANO NOVO!!!

Retrospectiva 2008



Meio Ambiente pede Socorro

A discussão sobre combustíveis limpos e a defesa brasileira do etanol

Retrospectiva 2008



Mudanças climáticas continuaram na pauta

Retrospectiva 2008



Carlos Minc assume o Ministério do Meio Ambiente

Réveillon de solidão

Devido a problemas técnicos no meu celular, durante os próximos três dias estarei sem contato telefônico.

Continuo trabalhando e com horários super cheios, dessa maneira só poderei comprar outro aparelho neste sábado, pois na quinta os shoppings não abrem.

Será um reveillón de solidão, sem contato com meus parentes que moram em outra região do país - Nordeste -, precisamente em São José de Mipibu no Rio Grande do Norte.

Sou um urbanóide. Gosto de fumaça de ônibus, elevador, celular, internet... Geladeira com água gelada, chuveiro com água quente. Dessa forma, ficar sem celular não sei como irei conseguir.

Resultado: nesta noite de réveillon vou para meu quarto com o meu laptop. Espero continuar conectado com vocês e com o mundo.

Desejo a todos e a todas que visitam este blog, Feliz Ano Novo!!!

Retrospectiva 2008



Vítimas da violência

Repercussão da morte de crianças e jovens no Rio de Janeiro

Retrospectiva 2008



Crimes cometidos por grupos paramilitares para calar a imprensa e amedrontar autoridades

Retrospectiva 2008



Casos de violência em São Paulo que chocaram o Brasil

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Ficou para fevereiro

Lula marcou para 10 de fevereiro reunião com prefeitos para discutir ações federais nas áreas de educação, como o combate ao analfabetismo.

O anúncio foi feito durante cerimônia de sanção do projeto de lei dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, promovido ontem.

Entre as dificuldades verificadas nas cidades, ele destacou a mortalidade infantil e a falta de registro civil. "Nenhuma criança deveria sair do hospital sem registro civil", disse.

Lula defendeu um pacto com os prefeitos para reduzir o índice de analfabetismo da população adulta que, de acordo com ele, é de 15% da população total.

No pronunciamento, ele voltou a criticar o Congresso pela extinção da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

A derrota do governo nesse episódio é "um percalço que um dia a história vai julgar", afirmou.

Retrospectiva 2008



O STF passa a limpo o Brasil

O Supremo e a decisão de seus ministros estiveram no foco de discussões sobre algumas das questões mais importantes e polêmicas para o país em 2008

Retrospectiva 2008



Operação Satiagraha e as polêmicas que envolveram o STF

Retrospectiva 2008



A demarcação da reserva Raposa Serra do Sol e outros julgamentos polêmicos

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Eu só queria entender

Lucia Hippolito na CBN

O governo Lula e a crise

Às vezes, é muito difícil entender as ações do governo federal.

Vamos analisar três notícias veiculadas no fim de semana.

Na primeira, o presidente Lula deve reunir-se hoje à tarde com o ministro do Planejamento para discutir os cortes que será necessário fazer no Orçamento de 2009.

É certo que o Orçamento brasileiro é autorizativo e não impositivo. Isto significa que o Congresso apenas autoriza o Executivo a realizar certas despesas, mas não obriga.

Com isso, o Executivo pode – e tem feito sistematicamente – contingenciar recursos destinados aos ministérios, liberando dinheiro a conta-gotas.

Mas os cortes e o remanejamento são importantes porque atuam como indicador das prioridades do governo para o ano.

Como o Orçamento de 2009 foi elaborado antes do recrudescimento da crise econômica, isto é, em outro mundo, é preciso adaptá-lo às novas realidades. Ponto para o governo.

A segunda notícia nos informa que o presidente Lula vai se reunir com a equipe econômica e poderá anunciar ainda hoje novas medidas contra a crise. Serão ações para beneficiar pequenas e micro empresas, além da agricultura, construção civil e produção de automóveis.

Mais um ponto para o governo, que demonstra preocupação com a manutenção dos níveis de emprego e, se possível, com a manutenção de níveis razoáveis de consumo.

Porém, aí vem a terceira notícia. O governo Lula pretende gastar 534 milhões de reais em publicidade no próximo ano! Isso mesmo, 534 milhões de reais. A imagem do governo vai merecer gastos de R$ 155 milhões, enquanto os restantes R$ 379 milhões serão gastos pelos quase 40 ministérios e secretarias. Nesta conta ficaram de fora as estatais, que têm orçamento independente.

Só o Ministério das Cidades, por exemplo, pretende gastar 120 milhões de reais com uma campanha sobre... segurança no trânsito.

Isto, quando falta habitação popular, saneamento, regularização de propriedade, transporte decente... E por aí vai.

A Secretaria da Pesca pretende gastar em publicidade 12 vezes o que gastou em 2008: seis milhões de reais.

Fica, realmente, muito difícil entender. Com uma mão, o presidente Lula pede aos empresários que não demitam, estimula os brasileiros a consumir, compromete-se a manter as obras do PAC, mesmo sem os esperados recursos do setor privado.

Enquanto isso, com a outra mão o presidente Lula joga dinheiro fora. Dinheiro dos impostos pagos pelos cidadãos.

Retrospectiva 2008



Os 200 anos da vinda da Família Real ao Brasil

A vinda da Família Real: a realeza que atravessou o oceano fugindo das tropas de Napoleão

Retrospectiva 2008



O perfil de Dom João VI

Retrospectiva 2008



A controversa personalidade de Carlota Joaquina

Retrospectiva 2008



A chegada ao Rio de Janeiro, em 7 de março de 1808

Retrospectiva 2008



A abertura dos portos

Retrospectiva 2008



O tráfico negreiro

Retrospectiva 2008



A vida dos escravos

Retrospectiva 2008



A luta pela liberdade

Retrospectiva 2008



O processo da independência do Brasil

Retrospectiva 2008



As conseqüências da independência do Brasil

Retrospectiva 2008



O centenário de Guimarães Rosa

Retrospectiva 2008



O centenário de Machado de Assis

domingo, 28 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008



No dia 28 de abril de 1908 partia de Kobe, no Japão, o navio Kassato Maru

Retrospectiva 2008



O preconceito e a discriminação sofridos pelos imigrantes no Brasil e pelos dekasseguis no Japão

Retrospectiva 2008



As dificuldades com a língua, a comida, os hábitos e o clima dos dois lados do mundo

Retrospectiva 2008



Os 100 anos de convivência entre japoneses e brasileiros fez surgir uma nova cultura no Brasil, a nipo-brasileira

Retrospectiva 2008



Em 2008, completou-se 20 anos da Constituição Brasileira.

De 1988 para cá, muitas alterações foram feitas ao texto, sob críticas, defesas e promessas mudanças para melhor.