sábado, 21 de março de 2009

A ficha começa a cair

As pesquisas CNI/Ibope e Datafolha divulgadas ontem, convergem para um resultado muito relevante: a população “caiu na real” sobre a crise.

Até agora, o Palácio do Planalto vinha dando declarações de que a população não precisava se preocupar com a crise. Que a crise era apenas uma “marolinha” e que o Brasil não sofreria tanto com as mutações econômicas. Que a crise era a crise dos jornalistas. Em suma, querendo mostrar para a sociedade que vivíamos imune à uma crise global e com consequências globais.

Bem, para um país dentro de uma bolha realmente isso seria possível. Mas para o Brasil, país em desenvolvimento e inserido em um mundo globalizado, isso é impossível.

É verdade que estamos com uma economia mais sólida, graças ao Plano Real, mas também é verdade que o desempenho do sistema econômico mundial entrou em colapso. E até as coisas entrarem nos eixos novamente, vai demorar.

Diante disso, é claro que qualquer pesquisa realizada neste instante demonstrará algum tipo de reflexão real e não aquele mundo paralelo que os nobres parlamentares fingem estar.

De acordo com as pesquisas, a situação para o brasileiro está mostrando a cara e sendo sentida no bolso.

Dados divulgados em ambas as pesquisas não apresentam discrepância.

É evidente que a população está mais inserida com o tema, discutindo, formando opinião. É verificado também que o maior problema do país deixou de ser a saúde e passou a ser o desemprego. Observou-se que o número do desemprego aumentou. A compra de salário mínimo diminuiu e aumentou o risco de demissão.

Em suma, a população tomou consciência de que a crise está aí, é séria e precisa ser tratada seriamente.

Politicamente, as pesquisas revelaram que a popularidade do presidente Lula diminuiu, mas isso é normal. Entretanto, a ministra Dilma Rousseff, cotada a sucessão do presidente, está aumentado seu espaço. O governador de São Paulo, José Serra, continua sendo preferido pela população. Mas não se sabe até quando esse quadro vai continuar.

Economicamente, o mais importante agora é o governo procurar formas de cortar gastos, haja vista que já foi anunciado o corte de 21 milhões de reais no orçamento deste ano, e a perspectiva do PIB – Produto Interno Bruto – diminuiu para 2% em 2009. Mas é preciso o governo cortar ainda mais os gastos públicos, otimizar os recursos e investir em projetos que realmente desenvolvam o país.

terça-feira, 17 de março de 2009

Bagunça geral

Acabo de saber pela CBN que o presidente do Senado, José Sarney, do PMDB pelo Amapá, determinou ao senador Heráclito Fortes, do DEM do Piauí, que comunicasse a todos os diretores do Senado que devem pôr os cargos à disposição.

São 131 diretores. Isso mesmo, CENTO E TRINTA E UM diretores.

Vale lembrar que o Senado possui 81 senadores! É 1,61 diretor por cada senador.

2010 já está na rua

A campanha presidencial de 2010 já começou na internet. Os principais presidenciáveis já têm a seu favor blogs feitos por admiradores e militantes anônimos. A chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff (PT), o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), e o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) têm páginas dedicadas a eles no blogspot.com. A campanha para o Palácio do Planalto já é explícita, e o Tribunal Superior Eleitoral nada pode fazer, pelo menos enquanto não for provocado - isso sem contar com as dezenas de comunidades no Orkut voltadas para estes políticos, todas com autoria de pessoas desconhecidas.

O "Blog da Dilma" reproduz notícias de jornais, além de comentários favoráveis a ela. Um dos textos diz que o blog é feito por cidadãos independentes que admiram a ministra, muitos deles sob pseudônimo. Enaltece o desempenho da ministra à frente do PAC e aproveita para atacar supostos concorrentes da ministra em 2010, dizendo que Serra e Aécio fazem propaganda antecipada com festas para o lançamento de programas de governo - por sinal, a crítica mais recorrente da oposição à ministra.

O blog que defende Serra para presidente funciona nos mesmos moldes: reproduz notícias da imprensa e ataca adversários. Aproveita para estocar Aécio: "Quem já leu os jornais mineiros fica impressionado com a absoluta falta de crítica em relação a tudo o que se relacione, direta ou indiretamente, ao governo ou ao governador". No blog, há uma enquete sobre quem deve ser vice de Serra. Aécio lidera com 31%. O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) está em segundo lugar, com 12%.

Com produção própria de notícias, o blog em prol de Aécio ressalta feitos do governador. Não contém ataques a Serra, mas menciona que o nome do concorrente não é consenso entre os tucanos. O blog em defesa de Ciro também traz notícias do presidenciável e faz a divulgação da campanha: "Certo de suas potencialidades como candidato, o PSB colocará Ciro na linha de frente na discussão e análise sobre a preocupante crise econômica", diz um texto.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Nepotismo de novo

Qualquer parente de servidor do Senado ou parlamentar que tenha sido contratado por empresas que prestam serviços à Casa será afastado. A determinação é do 1º secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI). Como mostra reportagem de Adriana Vasconcelos e Luiza Damé, na edição desta segunda-feira do Globo.

Heráclito disse que já mandou identificar os parentes dos três diretores da Casa que conseguiram burlar a lei antinepotismo imposta à instituição pelo Supremo Tribunal Federal (STF), como O GLOBO revelou na edição de domingo. Estima-se que 90% dos funcionários terceirizados tenham vínculos com servidores da Casa.

Diante da nova denúncia, que arranha ainda mais a imagem da instituição, o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), será pressionado a fazer uma auditoria ou uma sindicância para investigar os contratos em vigor, abrindo o que senadores chamam de caixa-preta.

Para o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Demóstenes Torres (DEM-GO), se Sarney não tomar providências, o Senado corre o risco de não conseguir mais funcionar.

Lembra o post Nepotismo no Poder Legislativo .