quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Em cima da Hora

Uma operação realizada pelos Ministérios Públicos de 17 estados e do Distrito Federal identificou sonegação fiscal de um bilhão 532 milhões de reais em impostos estaduais e municipais. Ao todo, foram formuladas denúncias contra quatrocentas e oitenta empresas e setecentas e 65 pessoas. No Rio de Janeiro e em São Paulo, o principal foco das investigações é o combate à sonegação em postos de combustíveis.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, teve de se retratar das declarações dadas ontem acerca das denúncias de irregularidades em contratos da pasta. Ele tinha dito que só sairia do governo se fosse "abatido à bala". Também afirmou duvidar da possibilidade de a presidente Dilma Rousseff tirá-lo do cargo. Depois de ser chamado ao Palácio do Planalto nesta quarta-feira, Lupi disse que passou dos limites e negou ter desafiado a autoridade de Dilma.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal chegaram a um novo impasse ao analisar pedido de Jader Barbalho para assumir o cargo de senador, após o tribunal decidir, no início do ano, que a Lei da Ficha Limpa não valeu nas eleições de 2010. Um empate em 5 a 5 manteve a inelegibilidade de Barbalho, decidida em outubro do ano passado. O presidente do tribunal, Cezar Peluso, disse que o caso será resolvido assim que a nova ministra, Rosa Maria Weber, for aprovada pelo Senado e tomar posse.

Os principais índices das bolsas europeias fecharam em queda nesta quarta-feira, com novos temores envolvendo a situação financeira da Itália.Em Milão, o recuo foi de 3,78%. Frankfurt perdeu 2,21%.