sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Por dentro do blog

Estou de volta. Consertos feitos, espera-se que a tecnologia não me deixe na mão de novo.

O problema do meu computador já está resolvido.

Hoje teremos a posse do Obama. Vamos acompanhar.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Administração em Foco

MOTIVAÇÃO É FATOR RELEVANTE
Ellyel dos Santos

Nos últimos anos, tudo ficou diferente e será mais diferente ainda no ramo empresarial. A constante mudança que afeta as pessoas aumenta a competição e o número de clientes, os quais atualmente estão preocupados em comparar preços, qualidade e valor agregado. Estes fatores estão levando as empresas rumo ao sucesso ou ao fracasso. Por isso, é necessário que as empresas passem por diversas transformações relevantes. Diante de tal preocupação, um novo conceito tornou-se essencial nas discussões de temas empresariais, o de motivação. A palavra motivação provém do latim movere, que significa mover.

Motivar as pessoas, torná-las comprometidas, confiantes e decididas com a organização não é tarefa das mais simples. Sabe-se, através de estudos recentes, que a motivação significa a plataforma de desejo vinculado à execução de esforços condicionados para determinados objetivos organizacionais, satisfazendo também objetivos pessoais. Recompensas monetárias, recompensas não-monetárias (como reconhecimento, prestígio e status), enriquecimento de tarefas, flexibilidade do horário de trabalho, são formas que podem aplicar às organizações elevando-se o moral e o clima de trabalho entre os colaboradores.

Motivação apresenta-se com um conceito amplo de inesgotáveis análises, mas associa-se, essencialmente, com a perspectiva microscópica do comportamento organizacional, além de como um processo psicológico básico.

Dessa maneira, apesar de o assunto ser complexo, diversas teorias no decorrer desses anos foram analisadas. Partindo do pressuposto de que cada pessoa é uma pessoa, têm-se, portanto, a coerência de que alguma força direcionada de dentro do indivíduo é capaz de fazê-lo buscar o atendimento de suas necessidades.

Diante de tantas teorias sobre motivação destaca-se, divididas em três grupos, teoria de conteúdo, processo e de reforço.

O foco, portanto, estará voltado para as teorias baseadas no conteúdo da motivação, isto é, partir do princípio de que os motivos do comportamento humano residem no próprio indivíduo.

E, diante desse aspecto, destaca-se a teoria motivacional de Maslow, em que se baseia na chamada teoria das necessidades, cujo fundamento enfatiza a hierarquização das necessidades, de acordo com sua relevância e influência no comportamento humano.

As necessidades apontadas por Maslow são de caráter fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto-realização, dividindo-se em dois grupos relevantes: grupo das necessidades primárias, ou seja, as duas primeiras e o grupo das necessidades secundárias, configurando, assim, as demais.

Os argumentos da teoria de Maslow resumem-se, basicamente, no contexto de que o comportamento do indivíduo, desde seu nascimento, já sofre influência às necessidades.

Dentro desse contexto, pode-se fazer referência a Friedrich Wilhelm Nietzsche, filósofo alemão, que descreveu no seu livro, Assim Falou Zaratustra, passos categóricos de como um Homem poderia tornar-se um super-homem.

Arraigava, entre linhas, que o super-homem é aquele que tratará do presente pensando no futuro, ampliará seus próprios segmentos para seu desenvolvimento intelectual, estará flexível às mudanças, fará suas próprias leis e as obedecerá. Em suma, mostra um novo comportamento para o homem, conforme as mudanças que estão ocorrendo no dia-a-dia.

Portanto, com todas essas evoluções, as organizações precisam buscar um modelo integrado de motivação, isto é, acompanhar e monitorar os desígnios do “super-homem”, que possibilite a capacitação das pessoas, a motivação e a oferta de oportunidades e desafios para um melhor desempenho.

Caso de nepotismo gera exoneração no Rio

Para recordar!!!!!

Nepotismo é parte da tradição católica. Nepos, em latim, significa neto ou descendente.

Chamava-se “nepote” o sobrinho do papa. Como os papas não tinham filhos (alguns tiveram, mas é outra história), mas tinham sobrinhos, nomeavam a sobrinhada toda para cargos na burocracia da Igreja Católica. Eram bispos, cardeais, membros da Cúria Romana. E por aí vai.

As monarquias católicas praticavam o nepotismo deslavado, porque não havia uma separação nítida entre o público e o privado. O reino pertencia ao rei. E ponto final.

Napoleão Bonaparte, que se tornou imperador conquistando a coroa na ponta da espada, levou o nepotismo ao paroxismo. Entregou reinos inteiros para os irmãos e generais amigos: José foi coroado rei da Espanha; Luís, rei de Nápoles; o general Bernadotte virou rei da Suécia (a dinastia Bernadotte está no trono sueco até hoje).

Uma das críticas dos líderes protestantes à Igreja Católica era justamente a prática de os papas considerarem a Igreja “coisa sua” (ou “cosa nostra”).

Por isso, os países protestantes passaram a combater o nepotismo e a adotar regras de impessoalidade e meritocracia na administração pública.

(Nos Estados Unidos, no início da década de 60, o recém-empossado presidente John Kennedy quase sofreu um processo de impeachment aos vinte minutos do primeiro tempo, porque teve a ousadia de nomear seu irmão Robert Kennedy Attorney-general (o equivalente a ministro da Justiça). Foi um escândalo!

No Brasil, o nepotismo chegou com as caravelas de Cabral. Pero Vaz de Caminha, escrivão-mor da frota, encaminhou carta ao rei d. Manuel I, dando conta da descoberta de uma terra generosa, “onde se plantando, tudo dá”.

No final, Caminha pedia ao rei que arranjasse um emprego para um sobrinho, rapaz muito competente e cumpridor dos deveres... Pois é.


Reportagem veiculada, hoje, pelo Jornal O Globo:

O governo do prefeito Eduardo Paes, que entre seus primeiros atos ao tomar posse no dia 1º baixou regras rígidas proibindo a contratação de parentes, registrou nesta quarta-feira seu primeiro caso de nepotismo. O advogado Luiz Antônio Miranda Reis foi nomeado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho Teixeira, assessor jurídico da Secretaria Especial da Copa 2014 e da Rio 2016, em ato publicado no Diário Oficial . A pasta é comandada pelo irmão de Luiz Antônio, Ruy Cézar Miranda Reis. No fim da tarde, após saber pelo GLOBO do vínculo familiar, Pedro Paulo anunciou que Luiz foi exonerado.

Ruy Cézar alegou que, ao indicar o irmão para o cargo, não teve intenção de burlar o decreto de Paes nem a súmula 13 do STF, que no ano passado proibiu o nepotismo, vedando a nomeação de parentes até o terceiro grau. A única exceção é se o parente já for servidor público. Segundo Ruy, os critérios foram técnicos. Antes de conversar com Pedro Paulo e saber que o irmão seria exonerado, ele disse que não se trataria de um caso de nepotismo, porque a iniciativa de nomear o irmão não partiu dele, mas de outro secretário. Ruy Cézar disse que seu irmão, desde 2001, participou do processo de análise de documentos da candidatura e da realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e dos preparativos para os próximos grandes eventos esportivos no Rio.

Já a vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB) disse nesta quarta que vai prestar queixa ao Ministério Público em relação à contratação de parentes do ex-prefeito Cesar Maia nos gabinetes dos vereadores Carlo Caiado e Eider Dantas, ambos do DEM. Para ela, Cesar Maia teria se aproveitado de sua condição de ex-prefeito para beneficiar seus parentes e não deixá-los sem emprego.

A Sabesp até no Acre

Ontem a Lucia Hippolito entrevistou no CBN Rio o desembargador Alberto Motta Moraes, presidente do TRE-RJ, que manifestou estranheza com a veiculação de publicidade da Sabesp no Estado do Rio. Ela mencionou que até no Acre a Sabesp está fazendo propaganda.

Ela recebeu um e-mail de Paula Fontenelle, que reproduzo abaixo na íntegra. E em seguida a sua resposta.

“Prezada Lúcia,

Sobre os comentários feitos pelo desembargador Alberto Motta Moraes hoje sobre a publicidade da Sabesp, a empresa esclarece:

A Sabesp é uma das quatro patrocinadoras do Verão Espetacular, da Rede Globo, cuja programação inclui a realização de dezesseis competições esportivas em diversas cidades do Brasil. Além do interesse da empresa em incentivar atividades diretamente associadas à saúde e ao bem-estar, várias dessas modalidades esportivas serão promovidas na cidade e no litoral paulista, entre elas a Corrida de São Silvestre, na capital, o vôlei, em Santos, e o futebol de areia, no Guarujá. Portanto, a visibilidade nacional adquirida pela empresa este mês deve-se diretamente ao fato de que não existem cotas publicitárias locais ou regionais no Verão Espetacular. Todos os anúncios são obrigatoriamente veiculados em território nacional.

Independentemente do patrocínio do Verão Espetacular, é preciso esclarecer que desde a vigência das Leis Estaduais Nos 12.292/2006 e 1025/2007 a Sabesp pode atuar não só em âmbito regional, como nacional e internacional. Ou seja, a empresa está legalmente amparada para prestar seus serviços em outros estados, inclusive no Acre, exemplo selecionado pela jornalista em seu comentário ao presidente do TRE do Rio, Dr. Alberto Moraes. Nesse sentido, a Sabesp já firmou diversos acordos de cooperação com empresas de saneamento de outros estados brasileiros, visando à comercialização e transferência de tecnologia. Por esse motivo, é importante para a empresa investir na construção de sua imagem institucional fora de São Paulo, pois existe interesse comercial direto da Sabesp de ampliar seu mercado.

Por último, os serviços prestados pela Sabesp têm relação direta com a saúde e a qualidade de vida da população, por esse motivo, algumas campanhas de conscientização são necessárias para garantir a colaboração de seus usuários. Durante o período de Natal e Réveillon, por exemplo, a empresa realizou uma campanha maciça em rádio e TV, além da distribuição de panfletos e leques informativos, alertando para a necessidade dos moradores e turistas utilizarem a água de forma racional. Como resultado inequívoco da campanha, registramos imensa colaboração dos usuários, o que permitiu conforto durante o período, não havendo qualquer registro de falta de água, seja no litoral sul ou norte do estado.

Reiteramos que os investimentos da Sabesp em publicidade são de interesse público e não se pautam em agendas políticas como foi levantado durante a entrevista.”

Sua resposta:

"Prezada Paula

Obrigada pelas informações. Devo esclarecer, entretanto, que a estranheza não é só minha. Dezenas de ouvintes e comentaristas em meu blog têm estranhado a presença da Sabesp fora de São Paulo.

Está sendo considerada propaganda eleitoral do governador José Serra.

Talvez fosse interessante, para a imagem da empresa, fazer uma campanha de esclarecimento, contando exatamente o que você me contou em sua correspondência.

Justamente para que não pairem dúvidas a respeito da correção ética da Sabesp, nem interpretações equivocadas sobre possível uso eleitoral da empresa e do dinheiro dos contribuintes paulistas.

Cordialmente

Lucia Hippolito"

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Nova ortografia

Em vigor de forma facultativa desde o dia 1º, as novas regras ortográficas ainda não serão adotadas pela maioria das instituições no País. O período de transição termina em dezembro de 2012. Por enquanto, órgãos como o Museu da Língua Portuguesa, secretarias estaduais e até o governo federal decidiram manter textos e documentos de acordo com as normas antigas. O blog já segue as novas normas.

Diário Oficial da União e o do Estado de São Paulo optaram por manter as duas formas nos conteúdos oficiais - editais, portarias, resoluções. O texto será publicado de acordo com a grafia que cada órgão resolveu adotar. No caso de São Paulo, as páginas de notícias produzidas pela redação da Imprensa Oficial adotaram o novo padrão.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Administração em Foco

Líder

O líder é geralmente um executivo de alto nível que autoriza. Ele coordena e motiva o esforço global de reengenharia da empresa.

É o patrocinador da mudança.

Seu papel é rever constantemente a missão e os objetivos do negócio, redefinir a estratégia da empresa, cuidar das políticas e definir os processos básicos que deverão ser objeto da reengenharia e os proprietários desses processos.

Para tanto, deverá dispor de um levantamento global de todos os processos-chave existente na empresa, tendo como ponto de referência o cliente.

A partir daí, poderá escolher os processos-chave candidatos à reengenharia, tomando por base a sua importância estratégica ou a dimensão da sua problemática.

Além disso, o líder provê recursos, avalia o desenvolvimento dos trabalhos das equipes e os resultados alcançados.

Uma importante faceta do seu desempenho é motivar as pessoas em relação à mudança e torna-las aliadas dos esforços de reengenharia.

CBN Rio

Começa daqui a pouco o programa CBN Rio, veiculado pela Rádio CBN e apresentado pela Lucia Hippolito e Maurício Martins.

Para acompanhar basta clicar no link no lado direito do Blog ou acesse www.cbn.com.br

2010 já está na rua

Em 2010, o Brasil passará por mais um processo democrático. Serão as eleições para os cargos de deputados federal e estadual, senadores, governadores e presidente da República.

Estamos a dois anos desse processo, mas as articulações já começaram.

Não apenas políticos, coligações e nomes se formam, o TRE-RJ resolveu antecipar e iniciar uma fiscalização preventiva de possíveis propagandas eleitorais fora de época.

As medidas são as seguintes: a elaboração de dossiês (ou banco de dados?!) sobre possíveis candidatos que começaram a se promover antes do permitido pela lei eleitoral, antecipar os eventos do calendário eleitoral, usufruir do dinheiro e da máquina pública para a propaganda institucional, além de a criação de uma força-tarefa para atuar no interior e coibir abusos previamente.

Aqui, em Nova Iguaçu, o que fez seu prefeito reeleito Lindberg Farias (PT), o mais cotado para disputar a sucessão do governador Sérgio Cabral em 2010?

Espalhou, por trechos que vão desde Nova Iguaçu até o Rio, 40 outdoors com sua foto desejando ‘vitórias em 2009’. Que bonito!!!

A reação do desembargador do Rio, Alberto Motta Moraes, foi de que irá acompanhar esse tipo de propaganda na rua e também em rádios e emissoras de TV para montar dossiês.

Por limitações da Lei, não se pode fazer nada este ano, mas esse tipo de propaganda só é permitido até o dia 31 de dezembro. Depois disso é hora de a vassoura entrar em ação.

Vamos continuar monitorando.

domingo, 4 de janeiro de 2009

PT condena ataque de Israel e apoia causa palestina

Nota oficial do PT distribuída esta tarde:

"Os ataques do exército de Israel contra o território palestino, que já causaram milhares de vítimas e centenas de mortes, além de danos materiais, só podem ser caracterizados como terrorismo de Estado.

Não aceitamos a "justificativa" apresentada pelo governo israelense, de que estaria agindo em defesa própria e reagindo a ataques.

Atentados não podem ser respondidos através de ações contra civis. A retaliação contra civis é uma prática típica do exército nazista: Lídice e Guernica são dois exemplos disso.

O governo de Israel ocupa territórios palestinos, ao arrepio de seguidas resoluções da ONU. Até agora, conta com apoio do governo dos Estados Unidos, que se realmente quiser tem os meios para deter os ataques.

Feitos sob pretexto de "combater o terrorismo", os ataques de Israel terão como resultado alimentar o ódio popular e as fileiras de todas as organizações que lutam contra os EUA e seus aliados no Oriente Médio, aumentando a tensão mundial.

O Partido dos Trabalhadores soma sua voz à condenação dos ataques que estão sendo perpetrados pelas forças armadas de Israel contra o território palestino e convoca seus militantes a engrossarem as manifestações contra a guerra e pela paz que estão sendo organizadas em todo o Brasil e no mundo.

O PT reafirma, finalmente, seu integral apoio à causa palestina."

Ricardo Berzoini, Presidente nacional do PT