sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Será no Rio!!!

O Rio 2016 pode dar certo, porque a economia tem tudo a ver com isso. Significa investimentos, significa empregos, impostos. Na verdade, se for bem feito, como Barcelona fez. A gente tem que olhar com bastante o exemplo de Barcelona. Ela tinha tudo pronto. A cidade fez um planejamento que superou. Era uma cidade decadente antes, mas virou uma cidade de crescimento depois. É o exemplo ideal.

Já Montreal deixou uma dívida muito grande. Eles passaram 30 anos pagando a dívida. As Olimpíadas foram 1976, e eles acabaram de pagar em 2006. Então, a cidade teve vantagens. É uma cidade bonita que aproveitou bem os espaços, mas ela deixou uma dívida muito grande.

Atenas em 2004 teve muita denúncia de corrupção, de desvio de dinheiro.

A olimpíada não é garantia de sucesso. Tem que ser bem feita.

Pequim teve uma grande transformação, investiu muito dinheiro, e eles tinham um problema anterior que era a poluição. Chegou na hora e eles ficaram com medo do fracasso, porque só se falava do céu escuro de Pequim. E a partir das Olimpíadas, a China passou a investir mais em meio ambiente, em novas fontes de energia.

Sidney fez uma olimpíada em 2000 que investiu muito em maio ambiente e fez uma limpeza muito grande das áreas navegáveis, e fez um investimento em saneamento que nós precisamos fazer aqui.

Quer dizer, a olimpíada é uma oportunidade de planejamento se todo mundo for na mesma direção.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

ENEM 2009

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009, que foi cancelado nesta quinta-feira (1º) após suspeita de vazamento.

http://download.globo.com/vestibular/prova_enem_1dia.pdf
http://download.globo.com/vestibular/prova_enem_2dia.pdf
http://download.globo.com/vestibular/gabarito_enem.pdf

Com informações do Portal G1

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A discussão é boa

No Congresso, começam as discussões. Quando está em jogo a própria causa ou a causa própria, eles legislam em causa própria.

Ontem, o presidente da Câmara já avisou, antecipando a frustração da cidadania, que vai ser difícil passar assim, que vão "flexibilizar", que é o eufemismo hipócrita para substituir o verbo "amolecer".

Vão sujar à vontade da ficha limpa. Vão se lixar para um caminhão de assinaturas, saídas do âmago deste país imenso, todos os dias indignado com a corrupção.

E já começou: até o presidente da OAB opina ao lado dos políticos que não querem o alvejar da política. Como sugeriu o presidente da Câmara, o presidente da OAB se alinha à ideia de que só vale o condenado em algum tribunal coletivo.

E, como se sabe, um processo pode levar anos para sair julgado de um tribunal, demorar mandatos.

Esses que querem a ficha meio suja não acreditam nos juízes de primeira instância, que são, me desculpem desembargadores e ministros de tribunais superiores, os que mais trabalham, os que mais se dedicam a administrar a Justiça. Parece que esses que admitem a ficha meio suja não usam ler a constituição ou pulam o Artigo 37, onde está escrito, como exigência para o serviço público, a moralidade.

Mas, pelo menos, a iniciativa é boa!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

CBN na Travessa

O comentarista de política da CBN, Globonews e do Jornal O Globo, Merval Pereira, estará hoje na Livraria da Travessa, às 20h, participando de um talk show cujo tema é "Disputa presidencial: 2010 já chegou". É imperdível, mas eu não poderei comparecer.

Entretanto, neste sábado será feita a transmissão da gravação no programa Show da Notícia, por volta das 16h na Rádio CBN. Vale a pena ouvir. O blog disponibilizará o áudio.

Lindberg insistirá em candidatura ao governo

Valor Econômico

Ana Paula Grabois, do Rio

O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), vai insistir na candidatura ao governo do Estado do Rio em 2010. O ex-líder estudantil não mede esforços para driblar a resistência do governador Sérgio Cabral (PMDB) à candidatura petista. Aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cabral é candidato à reeleição e tenta evitar a entrada de Lindberg na disputa.

O atual governador teria até pedido a interferência do presidente para convencer Lindberg a desistir da ideia. "Ele deveria ficar cuidando do pré-sal, não de mim. Já tomei a decisão. Lula não me chamou para conversar. Se chamar, vou dizer que não dá para abrir mão da candidatura", afirmou Lindberg.

Sua candidatura vai depender principalmente da escolha dos delegados estaduais do partido pelos filiados petistas no fim de novembro. Os delegados votarão em dezembro para presidente regional do partido. Dos três candidatos a presidente, apenas um, o deputado federal Luiz Sérgio, é contra a candidatura própria do PT ao governo do Estado e a favor da aliança com Cabral no primeiro turno. Parte do PT do Rio está fechado com Cabral e possui cargos no governo estadual, como a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, a ex-senadora Benedita da Silva. Lindberg, no entanto, contabiliza apoio de cerca de 60% dos filiados que devem escolher os delegados.

Ao defender a candidatura petista, ele argumenta que o presidente Lula já aceitou palanques múltiplos de partidos da base governista. Cita a Bahia, onde o atual governador, Jaques Wagner (PT), vai tentar a reeleição disputando com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB). "Palanque único é bom para Cabral, mas é péssimo para a Dilma. Quem tem problema no Rio é o Serra. Dilma tem três: eu, Cabral e Garotinho", disse. Avalia ainda que Cabral pode não se firmar como candidato de Dilma. "Nas pesquisas, o Rio é um dos piores lugares para a Dilma. Se Cabral quiser, em defesa do Rio, ele se afasta da candidatura Dilma", aposta.

O prefeito de Nova Iguaçu prevê que a disputa ao governo do Rio vai se dar entre Cabral, o ex-governador Anthony Garotinho (PR) e o ex-prefeito Cesar Maia (DEM). Garotinho já anunciou que apoiará Dilma para presidente. Cesar Maia deve ser a opção de palanque para o candidato tucano à Presidência na coligação estadual PSDB-PV-PPS-DEM. A provável candidatura do deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) tende a não se consolidar, diz. "Gabeira deve concorrer ao Senado."

O prefeito de Nova Iguaçu diz contar ainda com o apoio do PDT do Rio. "A experiência de termos todas as escolas municipais de Nova Iguaçu em tempo integral é um atrativo para os pedetistas", afirmou. Diz já ter conversado com o senador Marcelo Crivella (PRB) para uma possível aliança no primeiro turno. Crivella, da base aliada de Lula, poderia escolher Lindberg e não apoiar Cabral nem Garotinho no primeiro turno.

Neste cenário, Lindberg vê mais espaço para aparecer como um candidato diferente aos olhos do eleitor. "Vai haver uma pancadaria entre Cabral, Garotinho e Cesar. Isso abre um espaço para mim como uma novidade", disse. "Sou prefeito de um município da Baixada, nordestino, mais jovem que os concorrentes e tenho discurso de esquerda", disse.

Repórter CBN

*O número de mortos pelas inundações nas Filipinas chegou a 240 nesta terça-feira. Quase 380 mil pessoas estão refugiadas em escolas, igrejas e outros centros para desabrigados. As autoridades pediram ajuda internacional.


*O índice de medo do desemprego, que é divulgado trimestralmente pela Confederação Nacional da Indústria, manteve-se praticamente estável em setembro na comparação com junho e também em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a CNI, o porcentual de pessoas que afirmaram não estar com medo do desemprego recuou de 46% das respostas válidas para 45%.


*Já a proporção das que afirmaram estar com muito medo do desemprego recuou de 22% em junho para 21% em setembro, enquanto as que disseram estar com um pouco de medo do desemprego passou de 32% para 34% no período em questão.


*Uma nova decisão judicial aumentou para cerca de R$ 1 bilhão o bloqueio de recursos do banqueiro Daniel Dantas. Segundo reportagem do Jornal Folha de São Paulo, o dinheiro está aplicado num fundo de investimento chamado Opportunity Special Fundo de Investimento em Ações e, de acordo com o Ministério Público Federal, essa carteira, com apenas 23 cotistas, é usada para lavagem de dinheiro.


*O IGP-M interrompeu 6 meses consecutivos de queda e registrou inflação de 0,42% em setembro, revertendo uma deflação de 0,36% no mês de agosto. Em 12 meses, o índice Geral de Preços do Mercado acumula deflação de 0,40%. A inflação foi puxada pelos preços no atacado.


*O governo interino de Honduras convidou para retornar ao país os integrantes da missão de mediadores da Organização dos Estados Americanos, que foi expulsa um dia antes. O anúncio foi feito horas depois de Roberto Micheletti ter prometido abrandar em breve as restrições às liberdades civis.