quinta-feira, 24 de junho de 2010

No ninho da desilusão

GERSON CAMAROTTI

Há um clima de abatimento no ninho tucano com o resultado da pesquisa CNI/Ibope em que pela primeira vez a candidata petista Dilma Rousseff aparece na liderança da sucessão presidencial. A expectativa no PSDB era de que - com a forte exposição do candidato tucano José Serra em inserções e programas partidários nas últimas semanas - ele já estivesse na dianteira nas pesquisas. Aconteceu o contrário. Por isso, o resultado foi tão negativo para o PSDB. Hoje, há uma constatação de que Serra não soube aproveitar o mês de junho, e criou uma agenda negativa, principalmente com a indefinição da escolha do vice. Além disso, o candidato tucano ainda não encontrou um discurso forte para enfrentar Dilma.

Na pesquisa, o resultado de uma pergunta chama atenção: há um forte crescimento do número de eleitores que reconhecem Dilma como a candidata do presidente Lula. Em março esse índice era de 58%. Agora, 73% dos entrevistados já associam Dilma com Lula. Além disso, a aprovação do presidente Lula e do governo é recorde. Um terceiro fator é o bom momento da economia que é capitalizado pela campanha de Dilma. Ou seja, funcionou a estratégia iniciada há dois anos de colar a imagem de Lula e Dilma (mesmo com as recentes multas do TSE por campanha eleitoral antecipada!).

Notícias da Hora

Chega a 45 o número de mortos por causa das chuvas no Nordeste. O corpo de um homem foi encontrado no município de Vitória do Santo Antão, em Pernambuco. Ao todo, dezesseis pessoas morreram no estado. Em Alagoas, enchentes e deslizamentos causaram 29 mortes. Nos dois estados, 114 mil pessoas estão fora de casa.


A Polícia Federal prendeu uma quadrilha suspeita de desviar verbas de vários municípios do Ceará e do governo estadual. O prejuízo aos cofres públicos é estimado em 30 milhões de reais. Cinco pessoas foram presas.


Pesquisa CNI/Ibope aponta pela primeira vez a candidata do PT Dilma Rousseff na frente na sucessão presidencial. Dilma tem 40% das intenções de voto; José Serra, do PSDB, está com 35%; e Marina Silva, do PV, tem 9%, no cenário que considera apenas estes três candidatos. A pesquisa foi feita entre os dias 19 e 21 de junho em 140 cidades e entrevistou dois mil e dois eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.


Pesquisadores italianos anunciaram a eficácia do implante de células-tronco para tratar cegueira causada por queimaduras nos olhos. A técnica foi utilizada em 112 pessoas. A visão de oitenta e duas delas foi totalmente recuperada e, em 14, a visão foi parcialmente restabelecida.


Eslováquia e Itália se enfrentam às onze da manhã, pelo grupo F da Copa do Mundo. No mesmo horário, a seleção do Paraguai joga contra a da Nova Zelândia. Às três e meia da tarde, Dinamarca enfrenta o Japão e a seleção de Camarões joga contra a Holanda, pelo grupo E do Mundial.


O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio fechou estável, com 9 mil 928 pontos. As principais bolsas europeias estão em baixa.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Notícias da Hora

Chega a 38 o número de mortos no Nordeste por causa das chuvas dos últimos dias: 26 em Alagoas e 12 em Pernambuco. Mais de 160 mil pessoas tiveram de deixar suas casas, de acordo com os departamentos de Defesa Civil dos dois estados.


Quase cinco mil gestores públicos tiveram as contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União nos últimos oito anos, segundo o órgão. A lista foi entregue ao Tribunal Superior Eleitoral, que vai decidir se eles ficarão inelegíveis em outubro. De acordo com o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, os pedidos serão analisados caso a caso.


Pelo menos 4 pessoas morreram num atentado contra um ônibus que transportava soldados no subúrbio de Istambul, na Turquia. As autoridades suspeitam que rebeldes curdos sejam os responsáveis pelo ataque.


O número de mortos nos conflitos étnicos no sul do Quirguistão, na Ásia Central, aumentou para 214 e o de feridos chega a dois mil e cem, segundo novo balanço do governo. A ONU estima em mais de cem mil o total de refugiados no país vizinho, o Usbequistão.


O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio fechou em queda de 1,2% nesta terça-feira, com 10 mil 112 pontos. As principais bolsas europeias abriram em baixa.


México e Uruguai jogam às onze da manhã pelo grupo A da Copa do Mundo. No mesmo horário, a França enfrenta a África do Sul. Às três e meia da tarde, Nigéria joga contra a Coreia do Sul, e Grécia, contra a Argentina.