segunda-feira, 14 de abril de 2008

Agenda Política de 14 a 19

Segunda-feira

* Caciques do PSDB e DEM se encontram em São Paulo para discutir formas de atuação conjunta. Nas palavras de Rodrigo Maia, presidente do DEM, "uma reunião para avaliar a conjuntura, o governo, a economia".
* Reunidos em Brasília, os petistas se preparam para a 11ª Marcha dos Municípios - que ocorre entre terça e quinta-feira desta semana.
* Será formada nesta semana uma comissão especial que vai analisar o mérito da reforma tributária. São 23 titulares e 23 suplentes. Leia mais em: Chinaglia deseja Palocci na relatoria
* O Senado começa a semana com seis Medidas Provisórias (MP) na pauta de votações. Nada pode ser apreciado antes delas. A primeira MP abre crédito extraordinário a diversos ministérios. Na Câmara, entre as MPs que obstruem as votações está a que eleva a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para o setor financeiro.

Terça-feira

* PDT, PTB e o bloco de apoio ao governo (PT, PR, PCdoB, PSB, PP e PRB ) devem indicar os nomes dos senadores que farão parte da segunda CPI dos Cartões Corporativos, exclusiva ao Senado. Pelo DEM farão parte da comissão Efraim Morais (PB) e Demóstenes Torres (GO). Pelo PSDB, a dúvida é entre Marconi Perillo (GO) e Álvaro Dias (PR). PMDB será representado por Romero Jucá (RR), Gilvam Borges (AP) e Valdir Raupp (RO). Dos 11 senadores que farão parte da CPI, apenas três serão de oposição.
* A primeira CPI dos Cartões Corporativos, a mista, se reúne para votar 118 requerimentos. Entre eles, um que tentará convocar o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, e a filha do presidente Lula, Lurian da Silva.
* Ainda não há acordo para a votação do relatório do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que muda a tramitação das Medidas Provisórias (MPs). A comissão especial formada para analisar a proposta se reúne nesta terça para discutir e tentar votar o relatório.
* Começa a 11ª Marcha dos Prefeitos a Brasília em Defesa dos Municípios. O presidente Lula deve participar da abertura. O encontro vai até quinta-feira.
* Senadores recebem em plenário a presidente da Índia, Pratibha Devisingh Patil.

Quarta-feira

* CPI das Escutas Telefônicas Clandestinas ouve os depoimentos do procurador da República na Primeira Região, Nicolao Dino de Castro e Costa Neto. O procurador falará sobre legislação para atuação conjunta da Polícia Federal e do Ministério Público Federal no combate ao crime organizado, e para o estabelecimento de limites ao uso da escuta telefônica legal.

Quinta-feira

* Lula vai a Belo Horizonte para lançamento de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Sábado

* Lula vai a Gana, na África Ocidental, para participar da 12ª reunião da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento. O presidente volta ao Brasil no dia 21.
* IV Congresso Nacional do PDT, no Complexo Turístico Bay Park, em Brasília. Filiados de todo o país participarão de palestras sobre saúde, educação e economia; e debates sobre alianças para eleições municipais de outubro.

Nenhum comentário: