terça-feira, 13 de maio de 2008

120 anos depois, desigualdades raciais continuam no Brasil


Do blog da Míriam Leitão



Há 120 anos o Brasil aboliu a escravatura. Mas depois de todo esse tempo, o que construímos no país com relação aos negros? Temos um país justo, sem desigualdades e racismo?


Uma reportagem impressionante da repórter Letícia Lins no caderno Megazine de hoje no Globo mostra as condições de vida de uma menina de 15 anos em Pernambuco. Ela foi localizada pelo Ministério Público trabalhando em condições análogas a da escravidão em um engenho de cana de açúcar. Cristina trabalhava em uma jornada diária de 13 horas e sua tarefa era amarrar cana. Ela estava submetida a condições precárias de higiene, conforto, saúde e segurança:
"Quando foi feita uma das fotos desta página, a menina estava sentada sobre a palha do plantio para descansar. O Sol era forte e Cristina (nome fictício) se protegia sob uma sombrina velha, em meio à fuligem e aos pêlos cortantes da cana. Do que se espera da vida de uma adolescente, só um resto de vaidade: havia um batom em sua mão", diz a reportagem.


A verdade é que ainda há uma enorme distância entre negros e brancos no país. Isso em todas as áreas que se queira olhar. Olhando para os números da economia, e pegando um dado apenas, somente 3% dos cargos de chefia nas maiores empresas do país são ocupadas por negros.

Nenhum comentário: