sábado, 7 de junho de 2008

De o Globo Online


A senadora Hillary Clinton suspendeu oficialmente neste sábado sua campanha à indicação do Partido Democrata à presidência dos EUA. Num discurso, ela deu o esperado apoio ao senador Barack Obama, pedindo a seus eleitores votem no senador de Illinois e trabalhem para elegê-lo. ( As estratégias que garantiram a vitória de Obama ).

- A maneira para continuar nossa luta agora é levar nossa energia e paixão para fazer Barack Obama o novo presidente dos Estados Unidos. Hoje, ao suspender minha campanha, dou todo meu apoio a ele e peço a todos vocês que trabalhem por ele como trabalharam por mim - pediu, usando o slogan da campanha do concorrente. - Sim, nós podemos!

" A maneira para continuar nossa luta agora é levar nossa energia e paixão para fazer Barack Obama o novo presidente dos Estados Unidos "

Ela começou seu discurso em Washington, agradecendo aos eleitores que apoiaram sua candidatura:

- Mulheres e homens, jovens e velhos, latinos, negros e caucasianos, ricos e pobres, gays e heteros, vocês lutaram. Eu vou continuar a lutar a seu lado. Nós lutamos pela mãe solteira, nós lutamos pela mulher que não pode pagar um seguro médico, por todos aqueles que perderam empregos, que não podem pagar universidade e alimentação. Eles foram invisíveis à presidência atual -- disse, sendo ovacionada. -- A vida é muito curta, o tempo é precioso, há muito em jogo. Por isso, eu vou trabalhar muito para que Obama seja nosso próximo presidente.

A declaração favorável a Obama veio depois de alguma desconfiança sobre a posição de Hillary.

No seu discurso na terça-feira, depois das prévias em Dakota do Sul e em Montana, ela não reconheceu imediatamente sua derrota, o que levou alguns a afirmarem que Hillary seria uma má perdedora.

Hillary e Obama realizam agora uma delicada negociação de bastidores. Ela disse estar aberta a concorrer como vice-presidente, mas insiste que não tenta obter essa vaga.

Durante o discurso, Hillary manteve uma postura vibrante e otimista. Ela insistiu na questão feminina, sugerindo ter sido alvo de preconceito: No dia em que uma mulher for presidente, podermos nos orgulhar dos valores de nossa nação.

-- Não há preconceitos aceitáveis no século XXI. Vocês podem ter orgulho: uma mulher chegar tão perto de se tornar candidata à presidência dos Estados Unidos é realmente importante.

A decisão foi tomada após uma reunião a portas fechadas entre Hillary e Obama em Washington, na quinta-feira.

Metade dos eleitores democratas quer Hillary vice de Obama
Mais da metade dos eleitores democratas (54%) acha que Obama deveria escolher Hillary candidata à vice, segundo uma pesquisa encomendada e publicada pela rede de TV CNN . Ainda de acordo com a mesma sondagem, 43% dos entrevistados acreditam que o senador por Illinois, o primeiro negro a disputar a Casa Branca por um partido grande, deveria escolher outra pessoa para acompanhá-lo em sua chapa

Entre os que são a favor de Hillary como vice, as mulheres são maioria (60%). Entre os homens, 51% apoiam a ex-primeira-dama.

A sondagem, a primeira feita em todo o país desde que, na terça-feira, o senador de Illinois assegurou sua candidatura à Presidência, indica que, para 24% dos entrevistados, Hillary deveria tentar ser nomeada no lugar de Obama, caso o senador escolha outra pessoa para ser vice em sua chapa. Por outro lado, 75% dos eleitores acham que essa não seria uma boa idéia.

Nenhum comentário: