domingo, 1 de junho de 2008

Deputados estaduais querem eleições simultâneas

Reunidos em Fortaleza na XII Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais, deputados de todo o País aprovaram proposta ontem à noite, no encerramento do encontro, a favor da coincidência de mandatos em todos os níveis, de vereador a Presidente da República, com eleições simultâneas, e o financiamento público das campanhas.

A decisão será levada ao Congresso Nacional pela Unale – União Nacional dos Legislativos Estaduais – que congrega todas as Assembléias Legislativas e mais de 700 deputados a ela filiados. A proposta foi da deputada estadual do PSDB de Pernambuco, Terezinha Nunes.

Os deputados alegam que a realização de eleições de dois em dois anos é um incentivo à descontinuidade dos programas administrativos pois os governadores e presidentes, em geral, mudam ou modificam, depois de eleitos, programas que vinham sendo desenvolvidos pelos prefeitos, fazendo com que as administrações fiquem tumultuadas e confusas.

Também alegam que “o alto custo das campanhas vem, a cada ano, aumentando a força do poder econômico nas eleições e afastando a possibilidade de renovação dos quadros políticos, além de ensejar o estímulo à corrupção em todos os níveis” , o que justifica a urgente adoção do financiamento público das campanhas.

Nenhum comentário: