quinta-feira, 26 de junho de 2008

O Brasil precisa de profissionais certificados e competentes

Profissional Certificado

A certificação do profissional, atualmente, é de grande relevância para o mercado tão competitivo, como está agora, e necessitado de verdadeiros mestres e doutores.

Em qualquer área, por mais simples que seja, a certificação “verdadeira” desse profissional estabelece um paralelo grandioso na melhoria dos diversos serviços prestados à sociedade.

Agora, é claro que analisar a formação do profissional desde o seu contexto básico torna-se uma tarefa complexa, devido as falhas e precariedades do sistema público de ensino, principalmente no Brasil.

O mesmo segmento é válido, infelizmente, para o curso superior, onde os recursos de melhoria são escassos e mal aplicados.

No entanto, espera-se que nos próximos dias, meses, anos e até décadas gestores tornem prioridade a educação no Brasil e, com isso, esse quadro desastroso possa se reverter.

Portanto, realmente é relevante que todo e qualquer indivíduo – por mais que seja impossível – passe por uma estruturação excelente tanto intelectual quanto cultural, prevalecendo, de fato, a ótima formação certificada como parte do processo formativo do bom profissional.


Profissional Competente

A noção de competências profissionais faz uma “varredura” envolvendo todos os campos de análise social, cultural, étnico, religioso, sexual, econômico e político.

Tudo o que hoje se vive passa através de um contexto classificatório, humanístico e reflexivo. Todas as transformações vivenciadas na sociedade atual são transformações de destaque e de grande importância, por mais que às vezes não seja dada a devida relevância.

Daí, as competências profissionais tornam-se enfáticas ao presenciar os diversos episódios sociais.

A família, a educação, o meio ambiente, as empresas, a sociedade são parcelas que devem ser apreciadas constantemente e de maneira cuidadosa. São, portanto, a base sólida do bom profissional desempenhar suas competências favorecendo positivamente o crescimento pessoal, social e profissional.

As Competências e o Mundo

O mundo, hoje, é globalizado. Isto é, composto por muitos elementos – pessoas – de diversas características. Com isso, cada indivíduo possui competências individuais e diversificadas.

No “Mundo dos Negócios” o panorama repete-se continuamente. As diversas áreas profissionais possuem diversos indivíduos com diversas competências.

No entanto, esse prisma reflete, muitas vezes, à desqualificação de ações coletivas no campo do trabalho, isto é, a dificuldade do trabalho em equipe, a não aceitação de opiniões para evitar o crescimento profissional do outro, a divergência de idéias, entre outros.

Em suma, as competências adquiridas e exercidas é detalhe relevante na vida de um profissional em que deve ser analisado de maneira cautelosa para não tornar-se barreira aos princípios do mercado e favorecer, portanto, a valorização política e social do profissional contemporâneo.

Nenhum comentário: