terça-feira, 15 de julho de 2008

RIO: Candidatos na mira do Ministério Público

De O Globo Online

Ataque a fichas-sujas

Rosinha, Núbia, Lindberg, entre outros, têm impugnação de candidaturas pedida pelo MP

Diversos candidatos a prefeito de Nova Iguaçu, Magé e Campos dos Goytacazes podem ter seus registros impugnados pela justiça eleitoral se for acatada a ofensiva lançada pelo Ministério Público Eleitoral contra a ex-governadora Rosinha Garotinho (PMDB) e o ex-prefeito Arnaldo Vianna (PDT), em Campos; a prefeita Núbia Cozzolino (PMDB) e a ex-prefeita Narriman Zito (PRB) em Magé; e o prefeito Lindberg Farias (PT) e o deputado federal Nelson Bornier (PMDB) em Nova Iguaçu. Todos são citados em ações penais, de improbidade e denúncias. É o que mostra Chico Otávio em reportagem nesta terça-feira em 'O Globo'.

A eventual impugnação desses candidatos de ficha suja poderá causar uma reviravolta na campanha em três dos maiores municípios fluminenses.

Uma vez notificados, os candidatos têm uma semana para apresentar sua defesa.

Núbia Cozzolino, que disputa a reeleição em Magé, é um dos casos mais emblemáticos. Para sustentar o pedido, o Ministério Público enviou à Justiça Eleitoral as 27 ações de improbidade em que ela é acusada de nepotismo, promoção pessoal, desvio de dinheiro, fraudes em licitações e falhas na prestação de serviços essenciais. Além das ações, o MP incluiu denúncia feita pelo procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira, ao Tribunal de Justiça por crime de responsabilidade em suposto desvio de dinheiro público.

Mas a principal adversária de Núbia em Magé também está com problemas na Justiça Eleitoral. Na lista de inelegibilidades produzida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), Narriman aparece com quatro processos transitados em julgado, todos instaurados em 2005 (dois deles referentes a contratos de contas e dois originados de relatórios de inspeção especial).

Veja os crimes de que cada um é acusado:

Rosinha Garotinho: O Ministério Público Eleitoral pediu a impugnação da candidatura da ex-governadora a prefeita de Campos porque ela responde a ações civis públicas, duas delas por contratos de terceirização entre 2003 e 2006, e está citada em inquérito da Polícia Federal que investiga a compra de votos.

Arnaldo Vianna: O pedido de impugnação da candidatura do ex-prefeito de Campos baseia-se na lista de inelegibilidades do Tribunal de Contas do Estado, onde o candidato pelo PDT é réu em seis processos transitados em julgado, quatro deles referentes a prestações de contas e dois em relatórios de inspeção, instaurados entre 2006 e 2007.

Lindberg Farias e Nelson Bornier: O Ministério Público pediu a impugnação da candidatura dos principais adversários na disputa pela prefeitura de Nova Iguaçu. O prefeito petista Lindberg Farias foi denunciado por ter supostamente favorecido, em contrato de licitação, a agência de publicidade que atuou em sua campanha eleitoral. O deputado Nelson Bornier responde a 15 ações de improbidade por suspeitas de superfaturamento e fraudes em licitação, entre outras.

Núbia Cozzolino: Os promotores de Magé anexaram ao pedido de impugnação da candidatura da peemedebista as 27 ações de improbidade em que é acusada de nepotismo, promoção pessoal, desvio de dinheiro, fraudes em licitações e falhas na prestação de serviços essenciais, além de denúncia por suposto desvio de dinheiro.

Narriman Zito: Os promotores eleitorais de Magé pediram a impugnação da candidatura da ex-prefeita da cidade, que concorre novamente ao cargo pelo PRB, porque o seu nome aparece em quatro processos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) já transitados em julgado, todos instaurados em 2005 - dois deles referentes a contratos de contas e dois originados de relatórios de inspeção especial.

Nenhum comentário: