quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Eleições 2008 - Natal/RN

Diário de Natal, Sérgio Vilar

A candidata Micarla de Sousa (PV) lidera os índices de intenção de votos pela prefeitura de Natal com 46%, segundo aponta a terceira e última pesquisa realizada pelo Instituto Ibope, divulgada ontem pela IntertvCabugi. A deputada Fátima Bezerra (PT) mantém tendência de crescimento e aparece na segunda colocação, agora com 33% do eleitorado. O candidato Wober Júnior (PPS) somou 4%, seguido de perto por Miguel Mossoró (PTC), com 3%, Joanilson de Paula Rego (PSDC), 2%, e Dário Barbosa (PSTU), 1%. Os candidatos Sandro Pimentel (PSOL) e Pedro Quithé (PSL) não somaram pontos. Os eleitores indecisos há poucos dias da eleição ainda representam 6% do eleitorado. O percentual de votos brancos ou nulos é de 5%, segundo o Ibope. O instituto realizou 805 entrevistas domiciliares entre os dias 26 e 27 de setembro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do RN sob o número 60639/2008.

Segundo os números do Ibope, a possibilidade do segundo turno esbarra no empate técnico, dentro da margem de erro da pesquisa, de três pontos percentuais para mais ou para menos. Micarla soma 46% contra 43% dos votos válidos dos outros candidatos. A diferença entre as duas candidatas melhores colocadas na pesquisa Ibope já foi de 25 pontos percentuais na primeira pesquisa realizada, ainda em agosto. Segundo a terceira rodada, os números cairam para 13 pontos. Na primeira pesquisa, Micarla de Sousa somou 50% dos votos contra 25% de Fátima Bezerra. A segunda sondagem do Ibope mostrou Micarla em queda de 5 pontos e somando 45%. Já Fátima subiu 3 pontos na segunda rodada e alcançou 28%. Agora, Micarla e Fátima somam 46% e 33%, respectivamente. O terceiro colocado desde a primeira pesquisa, Wober Júnior, começou com 2%. Alcançou 5% na segunda rodada e caiu um ponto nesta última, agora com 4%.

O candidato Miguel Mossoró já foi o terceiro colocado na primeira pesquisa, com 5%, e hoje ocupa a quarta colocação com 3%, em queda consecutiva de um ponto percentual em cada pesquisa. Joanilson de Paula Rego e Dário Barbosa mantêm os índices mais regulares entre os candidatos a prefeito. Nas três rodadas de pesquisa, o representante do PSDC soma dois pontos percentuais. O candidato do PSTU também permanece com mesma pontuação nas três pesquisas, sempre com 1% dos votos válidos. Sandro Pimentel e Pedro Quithé iniciaram a sondagem do Ibope com 1% e não foram mais citados nas segunda e terceira pesquisa.

O Ibope também realizou uma simulação para o segundo turno do pleito eleitoral em Natal entre as candidatas Micarla de Sousa e Fátima Bezerra. A representante do PV também lidera a pesquisa com 53% dos entrevistados, contra um percentual de 36% da candidata petista. O número de indecisos para um possível segundo turno cai para 2% do eleitorado. O percentual de entrevistados que responderam votar nulo ou em branco sobe para 9%.

Nenhum comentário: