quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Ele tem a 'força'

Processo contra Paulinho é adiado.

O julgamento do deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) no Conselho de Ética da Câmara foi suspenso por um pedido de vista [tempo para analisar o caso] de Solange Amaral (DEM-RJ) e deve ser retomado na semana que vem.

Se depender do que revelou a maioria dos deputados que integra o conselho, Paulinho escapará da cassação de mandato e do risco de permanecer inelegível até 2018.

Por ora, três parlamentares declararam que livrarão a cara de Paulinho sob o pretexto de que não há provas contra o deputado do PDT. São eles: Wladimir Costa (PMDB-PA), Dagoberto (PDT-MS) e Abelardo Camarinha (PSB-SP). Sandes Júnior (PP-GO) não disse com todas as letras, mas deu a entender que votará pela absolvição de Paulinho.

Hugo Leal (PSC-RJ) e Marcelo Ortiz (PV-SP), dois suplentes do Conselho de Ética, já garantiram que se forem requisitados votarão a favor de Paulinho.

Antônio Carlos Thame (PSDB-SP), Ruy Paulleti (PSDB-RS) e Moreira Mendes (PPS-RO) prometeram que seguirão o parecer do deputado do PMDB Paulo Piau (MG), relator do processo contra Paulinho, pela perda de mandato do colega do PDT.

O problema é que o pedido de vista de Solange atrasará ainda mais a chegada do processo no plenário da Câmara, onde os demais deputados deverão avalizar ou não a decisão do Conselho de Ética.

Se o caso não for votado até o dia 15 de dezembro, quando começa o recesso parlamentar, e não houver prorrogação do prazo o relatório de Piauí será considerado inepto e o presidente da Câmara deverá indicar um novo relator para tocar o processo.

Nenhum comentário: