terça-feira, 31 de março de 2009

O Blog no minuto

* O relatório da Operação Castelo de Areia, da Polícia Federal, omitiu as doações da construtora Camargo Corrrêa a outros três partidos políticos: PT, PTB e PV, segundo reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo. A operação, que desarticulou uma quadrilha especializada em crimes financeiros e lavagem de dinheiro, também menciona sete partidos políticos que podem ter recebido doações ilegais da construtora. Segundo a Polícia Federal, o foco das investigações ainda é verificar crimes financeiros.

* O delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz entrou com habeas corpus preventivo no Supremo Tribunal Federal para obter o direito de permanecer calado na CPI das Escutas Clandestinas, na Câmara dos Deputados. Protógenes presta depoimento nesta quarta-feira.

* O governo vai deixar de arrecadar 700 milhões de reais em 2009 com as mudanças tributárias anunciadas ontem pelo Ministério da Fazenda. A redução de impostos em contribuições trará uma perda de 1 bilhão 675 milhões de reais, que será compensada parcialmente pelo aumento na tributação dos cigarros, no valor de 975 milhões de reais.

* O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai propor o fim dos chamados "paraísos fiscais" na reunião do G-20, na próxima quinta-feira. Para o governo brasileiro, os paraísos fiscais são uma "maneira de escapar da regulação internacional" e por isso, devem ser extintos. O governo brasileiro também vai defender a reforma de organismos como o FMI para ampliar a influência dos países emergentes.

* As bolsas europeias operam em alta. Na Ásia, os mercados tiveram um dia de oscilações. O índice Nikkei, da bolsa de Tóquio, fechou negativo em 1,5%. Em Hong Kong, alta de 0,9%. Em Xangai, alta de 0,6%.

Nenhum comentário: