sexta-feira, 27 de março de 2009

Resumo da Semana

O governo esta semana lançou o pacote habitacional priorizando os incentivos para baixa renda. É um bom programa mas ainda há dúvidas sobre a sua implementação.

Ontem, o Conselho Monetário Nacional (CMN) atuou para dar mais garantias aos bancos pequenos e médios. O Fundo Garantidor vai assumir os riscos desses bancos, numa medida para tentar normalizar o mercado de crédito.

Logo no início da semana, o governo americano detalhou o pacote de limpeza dos ativos tóxicos dos bancos e as bolsas se animaram.

Por aqui, o Boletim Focus fez previsão de crescimento zero para a economia brasileira. Entre as principais notícias, tivemos o presidente da Petrobras afirmando que a empresa está recuperando prejuízos do ano passado, e que por isso o preço da gasolina ainda não caiu.

O desemprego veio melhor com o esperado, 8,5%, com projeções em torno de 9%, mas a tendência é de alta nos próximos meses.

O IBGE divulgou ontem a taxa de desemprego do mês de fevereiro, que surpreendeu positivamente. Ficou em 8,5%, taxa 0,2 ponto percentual menor que o mesmo mês do ano passado.

Mas todos os especialistas afirmam que o desemprego vai continuar subindo nos próximos meses. Como o ministério do Trabalho mostrou corte de quase 800 mil pessoas no emprego formam, pelos dados do Caged, as projeções apontam que isso vai bater também nos dados do IBGE.

Mas tomara que seja o menor impacto possível.

A bolsa brasiliera está operando no vermelho desde o início do pregão. Por volta das 15h, o índice Ibovespa recuava 2,25%.

Nenhum comentário: