segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Morreu hoje

1954 – Suicidou-se o presidente Getúlio Vargas.

Um dos políticos mais influentes da História do Brasil, participou dos movimentos de ruptura com a República Velha, em 1930, e em seguida se manteve no poder, como presidente e como ditador, durante 15 anos, num período de marcantes tranformações econômicas e sociais.

Foi deposto em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, junto com a queda de outros regimes autoritários, mas conseguiu se eleger pelas regras democráticas cinco anos depois.

Getúlio tomou posse na presidência da República em janeiro de 1951. Seu mandato foi marcado, de um lado pela adoção de medidas como a criação da Petrobrás, da Eletrobrás e do BNDE e, de outro, por uma crescente radicalização política.

A crise política culminou no atentado de Toneleros (leia novamente sobre o atentado). O jornalista Carlos Lacerda, proprietário do jornal A Tribuna da Imprensa, um dos maiores críticos do presidente, responsabilizou o governo Vargas pelo ato, abrindo uma crise político-militar profunda.

Politicamente isolado, abandonado inclusive por seus correligionários do PTB e confrontado com exigência de renúncia feita pelas Forças Armadas, Getúlio deu um tiro no coração. Deixou uma carta-testamento (leia aqui a íntegra da carta), que se transformaria num dos mais importantes documentos históricos brasileiros.

Postagem publicada em 24 de Agosto de 2008 no Blog da Lucia Hippolito (http://www.blogdalucia.com.br/)

Nenhum comentário: