segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Visão pobre, curta e equivocada

O discurso do presidente Lula veiculado ontem em cadeia nacional de rádio e TV mostra que a festa em torno do Pré-Sal é ruim por inúmeros motivos.

O processo de partilha é inferior ao da concessão. Na concessão há leilão público, transparente, e vence o melhor preço. Na partilha, será uma burocracia que vai decidir com opacidade, ou coisa pior dependendo do governo.

A ideia de privilegiar uma empresa de capital aberto, como a Petrobras, é injusta com os não acionistas da empresa: a maioria do povo brasileiro.

O debate para a proposta foi intra-muros. Não foram ouvidos os governadores, os municípios, as organizações, os especialistas. O governo ouviu apenas a si mesmo.

O presidente Lula montou um palanque para a sua candidata. Isso é uma visão limitada, conjuntural, não é assim que se decide o futuro. Fez um discurso político-partidário com, inclusive, afirmações falsas. Ele quer uma festa de campanha e não falar sério sobre o futuro.

A espantosa ausência da questão ambiental num mundo em que é tão urgente o esforço para reduzir as emissões de gases de efeito estufa revelou a ideologia do governo Lula.

Ele está se lixando para o meio ambiente.

Ele está se lixando para o futuro.

A visão dele é curta, pobre, equivocada.

Nenhum comentário: