segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Simbiose Vendedora




A jornalista Renata Lo Prete trouxe uma matéria veiculada pela Folha de S. Paulo desse domingo, mostrando o poder político que o Governo Federal possui até mesmo sobre o setor privado.

Quem vê a nova campanha da GM na televisão passa da metade dos 60 segundos até descobrir que se trata da propaganda de um carro, e não do governo federal ou, de modo mais subliminar, de sua candidata.

Depois de menção a duas conquistas da administração anterior (controle da inflação e expansão da telefonia celular), o filme passa a levantar a bola da era Lula: "há dez anos, quem poderia imaginar a gente emprestando dinheiro para o FMI?"; "há três anos, você não imaginava que seríamos pioneiros em biocombustível"; "seis meses atrás, ninguém imaginava uma luz no fim do túnel" (da crise econômica).

Com a matriz nos EUA em concordata, a GM decidiu investir R$ 2 bilhões na fábrica de Gravataí, município gaúcho administrado pelo PT. Desse total, R$ 420 milhões deverão sair do BNDES. A montadora ainda receberá adiantado o pagamento de 75% do ICMS.

O outro lado

A GM nega que a campanha, feita pela McCann Erickson, tenha cunho político-eleitoral. Além de atender grandes clientes privados, a agência tem contas em Furnas e na Embrapa.

Nenhum comentário: