sábado, 12 de dezembro de 2009

Copenhague - Dinamarca

A última semana antes do início da 15ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre o Clima (COP-15) foi marcada por uma informação do Ministério de Ciência e Tecnologia: o Brasil segue como o quinto maior emissor mundial de gases de efeito estufa, atrás apenas da China, Estados Unidos, União Europeia e Indonésia – prova de que apesar da meta voluntária de redução anunciada pelo governo, além da queda do desmatamento, falta muito para avançar.

E já que o assunto é governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na quinta-feira, 3 de dezembro, que o "acordo dos sonhos" não será fechado durante a COP-15. No entanto, o presidente ressaltou que o encontro em Copenhague será importante para definir as bases de uma possível nova ordem mundial para o clima do planeta.

O problema da desertificação, fenômeno provocado pela degradação dos solos, tem colocado as autoridades brasileiras em alerta. O tema será discutido em nível mundial durante a COP-15, mas os debates no Brasil já começaram. Em março de 2010, será realizado o Encontro Nacional de Enfrentamento da Desertificação, nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

E de acordo com o consultor de Mudanças Climáticas da MGM, Stefan David, o polêmico mercado de carbono deverá crescer a partir de 2010. A princípio, havia dúvida sobre esse possível crescimento, já que China e Estados Unidos só anunciaram um comprometimento de redução das emissões dos gases de efeito estufa às vésperas da COP-15. No entanto, nomes respeitados que estudam o desenvolvimento sustentável questionam essa proposta.

Em Copenhague, palco da COP-15, 164 jovens de 44 países participaram do Fórum Crianças e Clima, no qual debateram sobre as mudanças climáticas e elaboraram um documento que será lido para os representantes mundiais durante a convenção da ONU, que começa na próxima semana.

Também merece destaque um projeto chamado “Hopenhaguen”: a cidade da esperança, no qual a proposta é saber a opinião das pessoas sobre os assuntos que serão discutidos em Copenhague, além de mantê-las informadas sobre os desdobramentos da COP-15. De que forma? Através do blog da organização.

Bem, agora o relógio parece seguir ainda mais rápido rumo a COP-15. O encontro terá início na segunda-feira, 7 de dezembro, e terminará no dia 18 deste mês. É claro que quem trouxe os resumos das informações que antecederam o evento não te deixará na mão durante ele. Por isso, você vai poder acompanhar os desdobramentos de tudo o que for definido (ou não) em Copenhague!

Nenhum comentário: