terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

É preciso discutir com a população

Greve desta classe trabalhadora em São José de Mipibu, não é de hoje.

Agora, é preciso entender como as coisas acontecem para se utilizarem desse instrumento.

A educação mipibuense está em colapso mais uma vez, porém ela nunca esteve estável. Sempre apresentou deficiências.

Evidentemente, é preciso analisar algumas variáveis relevantes para compreender o problema.

De ambos os lados temos erros. De um lado, uma administração pública ineficiente, na pessoa da prefeita Norma Ferreira que não possue experiência e apesar de ser prefeita a seis anos, ainda não quis aprender como lidar com a educação do município. Do outro, educadores que apesar de ter uma carga horária puxada, dividir o tempo entre duas ou mais escolas, alguns deles só comparecem no dia do pagamento para assinar o contra-cheque e dar uma migalha para seu substituto que a diretoria das escolas e a Secretaria de Educação faz vista grossa. É uma situação que precisa ser investigada.

Outro problema que é visível é de que alguns docentes utilizam metologias diferentes para escolas diferentes e de municípios diferentes, isto é, professores ensinam conteúdos de nível de aprendizagem mais elevado em uma escola e muda sua metologia, enfraquecendo o nível de aprendizagem, em outra institução. O que é errado. A educação apresenta um investimento pelo TCU plausível, mas o que acontece cai de novo no colo da administradora do município: não sabe aplicar com inteligência os recursos providos.

Mas devido a esse problema, a educação do município em todos os níveis é cada vez mais catastrófica, fraca, mal educada, falha.

Entendo perfeitamente que o Projeto de Lei que os educadores estão contestando para ser aprovado o mais rápido possível é, de fato, importante para eles, mas acaba beneficiando a todos aqueles que estão legalmente e ilegalmente no leque e na folha de pagamento de munícipio.

A proposta antes de ser analisada e, possivelmente, aprovada seria interessante que ela fosse discutida com a população.

Será que a população está satisfeita com a educação do município?

Será que os discentes estão preparados para serem aprovados para outras séries, mesmo com o déficit de intelectualidade que apresentam?

Será que os docentes estão preparandos para estarem atuando em sala de aula ou, para alguns, apenas se apresentarem no dia do pagamento?

É lamentável que esteja acontecendo isso no município de São José de Mipibu. É hora de pensar e nada melhor do que discutir isso com a população em geral.

Atualização em 23/02/2010: Ontem houve uma reunião na Câmara dos Vereadores e a decisão não foi muito querida pela categoria.

Os vereadores Clidenor, Crisóstomo e Jean Nerino votaram a favor do Projeto de Lei que beneficiava os educadores, mas os demais se manifestaram contra.

Os educadores se revoltaram dentro da tribuna e sairam às ruas em caminhada. A chapa esquentou!

Bem, o que a prefeita Norma Ferreira não sabe é que ela dependerá da categoria, pois precisará de apoio para seu candidato ao Senado, o deputado Robson Faria.

Nenhum comentário: