segunda-feira, 3 de maio de 2010

Entrevista Exclusiva: Profº Alessandro Orofino

Em entrevista ao blog, o Profº Orofino*, Coordenador do Curso de Administração de Empresas do Centro Universitário Uniabeu, destaca a importância da liderança como elemento pedagógico na formação dos novos Administradores

FA - Qual o papel do Administrador no mundo atual?

Orofino – Por incrível que possa parecer, as funções universais da administração estão mais necessárias do que nunca em tempo de grandes mudanças. Planejar, Liderar, Controlar e Organizar.

FA - O que significa ser um Administrador socialmente responsável?

Orofino – Estar atento, profundamente atento, as variáveis sociais e climáticas que cada vez mais irão interferir nas nossas vidas. Não podemos deixar de lado o crescimento da maturidade do consumidor brasileiro em relação a produtos e serviços com a ótica da sustentabilidade.

FA - Atualmente, como está a profissão de Administração no Brasil?

Orofino – Estamos crescendo cada vez mais. Isso ocorre pela profunda necessidade das organizações na melhoria de seus quadros e na geração crescente de resultados, encantando cada vez mais o cliente. Ele, encantando, atrai outros; ele, encantando, ajuda a pagar as contas da empresas. Verdade incrível e, poucas vezes, percebida e trabalhada...

FA - Como reconher o bom Administrador (a)?

Orofino - Reconhecemos pela postura ética e pela visão de futuro. Mas entendo o administrador como um mobilizador de pessoas. Se ele consegue mobilizar os demais em prol do futuro e da geração de resultados, o destaque nada mais é, natural.

FA - O que é Liderença?

Orofino – Fazer acontecer.

FA - Qual é o maior líder da atualidade?

Orofino – A humanidade passa por um momento muito crítico no que tange a liderança. Por sua anteporalidade, Jesus Cristo.

FA - Como uma empresa pode ajudar a formar um líder?

Orofino – Desenvolvendo-o com programas específicos de criatividade, inovação e trabalho em time. Pesqusias já apontam, só em 2010, aumento de 15% dos programas de treinamento e desenvolvimento gerencial.

FA - Para se tornar um líder é preciso que a pessoa esteja "disposta" a isso?

Orofino – O líder não nasce do berço. Ele pode ser desenvolvido. Mas, a atitude...a atitude passa pela responsabilidade dele. Não tem jeito.

FA - Diante de um mundo cada vez mais virtual em que os relacionamentos são mais a distância do que pessoalmente, é possível haver liderança?

Orofino – Novamente, falo que ética, boa comunicação, transparência das relações não só continuam a existir, mas serão sempre bem-vindas, num mundo de descontinuidade. O momento pede essas competências do estudante e do profissional de administração!

FA - O que é e qual a finalidade do projeto Empresa Júnior do Centro Universitário Uniabeu?

Orofino – O projeto Empresa Júnior ainda está nos passos iniciais, mas é considerado uma "menina" dos olhos, dentro na nova metodologia adotada pela nova gestão do curso. O projeto está amparado por diversas pesquisas e iniciativas para tornar o aluno mais empreendedor , como o encontro do dia 08, para sensibilizar os alunos dessa nossa vontade de construir uma empresa júnior em nosso Centro Universitário.

FA - Quais as vantagens para os discentes que estarão participando diretamente desse projeto?

Orofino – Desenvolvimento de habilidades de liderança e forte visão de mercado, destaco. Ser um empreendedor, de fato e de direito.

FA - Quais as tarefas conduzidas durante a elaboração e implementação do projeto?

Orofino – Estudar mercados, desenvolver pesquisas, criar planos de marketing e de recursos humanos para pequenas e médias empresas. É o começo...!

FA - O Centro Universitário Uniabeu capacita seus discentes para o mercado de trabalho. Os discentes utilizam essa metodologia técnica em seus empregos ou falta interesse dos mesmos em aliar o conhecimento teórico à prática?

Orofino – Ocorre as duas situações. Vejo vários alunos que conseguem aplicar o que aprendem – com muito sucesso – nas organizações em que trabalham. Mas, como tudo, existe o outro lado. Um certo desinteresse de alguns....mas a boa – ou ótima notícia – é que está diminuindo cada vez mais o número de desinteressados. Isso se chama lucidez.

FA - Quanto Coordenador de Curso de Graduação de Administração, qual o seu "conselho" para os discentes do Centro Universitário Uniabeu?

Orofino – Não esperem o tempo passar para crescer como pessoa e profissional. O mundo não espera acomodados. A velocidade das mudanças é enorme, mas os gestores de sucesso conseguem antecipar tendências e ser uma referência na área.


*Alessandro Orofino de Araújo é administrador de empresas com MBA em Marketing pela ESPM-SP, mestre em administração e desenvolvimento empresarial pela UNESA-RJ, é coordenador do curso de graduação em Administração de Empresas pela UNIABEU e atua como professor de pós-graduação e consultor empresarial. Desenvolveu trabalhos em grandes empresas nos principais estados brasileiros e é sócio-diretor da Futuros Consultoria que atua na Gestão Estratégica de Recursos Humanos e Gestão de Novos Negócios, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. É autor dos livros “Cenários XXI – Novas Empresas, Novos Negócios na Organização do Futuro” pela Editora Qualitymark e “Gestão Universitária e Mudança Organizacional” pela Editora Papel & Virtual.

Nenhum comentário: