quarta-feira, 5 de maio de 2010

Sustentável 2010: é amanhã!


O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) inicia amanhã, quinta-feira, o Ciclo de Encontros Sustentáveis 2010, pelo Rio de Janeiro, com o tema "Cidades e Mudanças Climáticas", antecipando uma discussão fundamental na preparação do Rio para a Copa do Mundo e as Olimpíadas, segundo Marina Grossi, diretora do CEBDS e coordenadora do Encontro.

O evento, que vai debater as mudanças previstas em adaptação e mitigação nas grandes cidades brasileiras até 2016, contará com a presença de Bjorn Stigson, presidente do WBCS (World Business Council for Sustainable Development), e um dos destaques é o lançamento do Estudo "Vulnerabilidade das Mega-cidades Brasileiras às Mudanças Climáticas" de Sérgio Besserman Viana e Daniel Hogan.

Durante o Encontro será lançada também a 1ª Jornada de Construção Sustentável, que vai abordar a "Sustentabilidade: O Legado da Copa". A Jornada tem como objetivo unir as principais entidades ligadas à construção sustentável, tais como CEBDS, por meio da sua Câmara Temática de Construção Sustentável, o ICLEI (sigla em inglês de Governos Locais pela Sustentabilidade) , o CBCS, o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e o PNUMA, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, para participar da agenda e debates sobre as obras que serão realizadas em infra estrutura urbana, nas cidades que vão receber os mega eventos nos anos de 2014 e 2016.

Será discutida no evento a possibilidade de mobilizar os recursos públicos e privados para um modelo mais sustentável nas grandes cidades, explorando a oportunidade que mega eventos como estes carream em termos de novos recursos e projetos. Para esta discussão foi chamado o setor privado, representantes do governo, ONGs e os tomadores de decisão. A idéia é começar a trabalhar já, explica Marina Grossi.

Nenhum comentário: