quinta-feira, 15 de maio de 2008

Para compensar o aumento do pãozinho

O nosso pãozinho de cada dia está ficando mais caro. E são dois os motivos principais: a crise mundial dos alimentos e a confusão do campo na Argentina. Para se ter uma idéia, o preço do trigo, que é a matéria-prima básica do pão, teve um aumento de 25% a tonelada aqui no país.

Nós só conseguimos produzir cerca de um terço do trigo que consumimos. Por isso estamos sempre dependentes de importação. O governo tomou medidas para aumentar a safra, mas ainda ficaremos longe da auto-suficiência.

Para baixar os preços, o governo reduziu a cobrança do PIS/Cofins do trigo e da farinha de trigo. Tirou também a taxa de 25% do frete da Marinha Mercante. Isso para que a gente consiga importar mais trigo dos Estados Unidos e do Canadá.

De qualquer modo, o nosso maior vendedor é mesmo a Argentina. Compramos deles 4 milhões das 10 milhões de toneladas que consumimos. Mas eles estão tendo problemas no campo e não estão vendendo o que haviam prometido. Como existe um acordo no Mercosul que sobretaxa o trigo comprado fora do bloco, comprar de outros países é mais caro. Mas como os argentinos estão com problemas, o governo resolveu reduzir a alíquota de importação a zero para um milhão de tonelada comprada fora do bloco. Com isso, o trigo do Canadá chegará mais barato.

Essas medidas devem reduzir o preço do pão nos próximos meses. O único receio é que a cadeia produtiva não repasse essa queda ao consumidor.

Nenhum comentário: