sábado, 17 de maio de 2008

Política Industrial

Nos últimos dias temos ouvido muito, através da mídia, sobre Política Industrial.

Mas, afinal, o que é essa Política?

A política industrial que o governo Lula anunciou na segunda-feira (12), às 10h, na sede do BNDES, no Rio, focada nos setores de exportação, deve complicar a economia, em vez de ajudá-la. De uma forma geral, essas políticas setoriais aumentam as distorções da economia e a concentração de renda e têm um funcionamento muito complicado.

No caso da nova política industrial, por exemplo, se o governo resolver incentivar o setor de software, porque ele acha que assim aumenta a exportação de produtos da tecnologia de informação, a ação será limitada e não atingirá a cadeia. E dentro de uma empresa, reduzirá o custo apenas do trabalhador ligado à exportação. Se a empresa tem 100 empregados e apenas 20 são ligados à exportação, teria que separar isso, o que é inviável.

Melhor seria investir mais em educação e na simplificação de tributos, para as empresas como um todo, reduzindo principalmente o custo trabalhista. Mas, o governo vai complicar de novo, vai querer criar benefícios para setores específicos e isso nunca foi a melhor solução, é o que se fazia durante o Governo Militar e só levou à maior concentração de renda.

Uma boa política industrial seria uma política que visasse criar mais emprego e para fazer isso você precisaria reduzir o custo, a forma de cobrar das empresas o que elas recolhem à Previdência, que hoje é feito por cada trabalhador contratado. Hoje, as empresas que empregam muito são punidas em relação aquelas que têm muitas máquinas.

Nenhum comentário: