quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Copom

O Comitê de Política Monetária (Copom) elevou em 0,75 ponto porcentual a taxa básica de juros (Selic), para 13,75% ao ano, pela quarta vez consecutiva. Mas, ao contrário das últimas reuniões, a decisão de ontem não teve unanimidade.

Cinco diretores do Banco Central (BC) votaram pelo aumento de 0,75 ponto porcentual e três, pela alta 0,50 ponto.

A nota emitida pelo Copom segue sempre o mesmo script:

“Avaliando o cenário macroeconômico, o Copom decidiu elevar a taxa Selic para 13,75% ao ano, sem viés, com vistas a promover tempestivamente a convergência da inflação para a trajetória de metas”, justificou o BC, divulgando após a reunião, que durou mais de três horas.

O cenário atual resume-se no seguinte: temos uma econômia desacelerada, 'travando' um projeto eleitoreiro do presidente Lula - o Programa de Aceleração do Crescimento.

Isso está deixando o presidente na maior saia justa com os prefeitos, articulados na órbita do PT, que contavam com esses recursos para a inauguração de obras, favorecendo suas campanhas e possíveis reeleições.

O que, então, o presidente declarou: "É sempre chato aumentar os juros, assim como é chato estar com a família na estrada e chegar a uma curva e ter de reduzir a velocidade. Mas às vezes uma curva a mais é uma vida ceifada.”

Discurso típico de um presidente 'inteligente'.

Nenhum comentário: