Para Carrion, o caminho é fortalecer os partidos e construir soluções para uma lista pré-ordenada de candidatos.
O deputado analisou a fidelidade partidária, para evitar que os candidatos venham a se apropriar do mandato, que é dos partidos.
Defendeu que as alianças dos partidos sejam feitas em cima de propostas concretas, que tenham conteúdo, e não como ocorre hoje, em alianças eleitoreiras e oportunistas.
Comentou a questão do voto proporcional e indagou se os deputados são eleitos por bairro ou por propostas, insistindo que o eleitor se aproxima do candidato em cima do ponto de vista comum que o representante irá defender.
O deputado afirmou que o sistema distrital exclui as minorias e mencionou as palavras de Tancredo Neves que dizia que o voto proporcional é o voto que elege o deputado das causas sociais e das idéias políticas: "Tancredo Neves afirmava que o voto distrital irá eleger o padre, o comerciante e o prefeito, sendo uma visão local da política e não a visão geral, quando a política são as grandes causas da sociedade."
Carrion fez referência também ao coeficiente eleitoral, salientando que deveria favorecer os pequenos partidos e não ser uma barreira.
Afirmou que o PC do B quer uma reforma política para ampliar a democracia e não para favorecer o monopólio dos grandes partidos, que temem o crescimento das pequenas siglas.
Atualmente, o voto para os cargos do Legislativo segue o modelo proporcional com lista aberta.
O eleitor vota em um candidato ou na legenda.
Os partidos garantem, proporcionalmente, as vagas no Congresso e as destinam aos nomes mais votados. É discutida a implantação do voto distrital misto no Brasil.
O projeto consiste na divisão de um determinado território em regiões de disputa (os distritos) e cada partido indicaria um nome para concorrer à eleição no distrito, como acontece hoje nas disputas majoritárias.
O voto misto exige do eleitor dois votos: um no candidato e outro na legenda.
Os partidos, por sua vez, apresentariam uma lista fechada de candidatos e, de acordo com a proporção de votos obtida pela legenda, os nomes seriam eleitos na ordem apresentada previamente na lista
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário