sexta-feira, 27 de junho de 2008

Panorama Econômico de 26 e 27 de junho

Leia o Panorama Econômico desta sexta-feira.

Dupla face

Esta não é uma conjuntura econômica simples. Por um lado, o país vive a sensação da animação com a economia crescendo, aumentando investimentos, diminuindo a taxa de desemprego; por outro, a inflação está subindo, assim como os juros, o déficit em transações correntes reapareceu, o mundo vive um surto inflacionário e um choque de petróleo. Que remédios usar num contexto assim?

Conversas com empresários de qualquer área mostram sempre a mesma dupla face da economia: as vendas crescendo, empresas com dificuldades de atender à demanda e, por outro lado, a pressão de preços e custos. O governo tem dado sinais contraditórios: aumentos de gastos e juras de manutenção da política de combate à inflação; diagnósticos superficiais sobre riscos inflacionários e altas nas taxas de juros.

Entrevistei dois economistas com visões diferentes no “Espaço Aberto”, da Globonews. Ambos estão preocupados com a alta dos preços, mas vêem de forma diferente a ação do Banco Central sobre a expansão do crédito e têm avaliações distintas sobre os riscos do déficit em transações correntes.

O ex-presidente do Banco Central Gustavo Loyola acha que o BC deve evitar qualquer medida artificial de controle do crédito, mesmo reconhecendo que essa é uma das razões do aquecimento da demanda. Ele acredita que tentativas de controlar o mercado de crédito acabam gerando distorções que levam a novas tentativas frustradas de regulação. Acha que o mercado se ajustará, pois os próprios bancos acabarão restringindo o crédito.

O professor Luiz Gonzaga Belluzzo vê um risco de aumento rápido da inadimplência; e acha que o Banco Central não pode acreditar que o mercado resolverá isso sozinho. Lembra que, nos Estados Unidos, foi exatamente a falta de atuação do Fed que permitiu as inúmeras distorções que levaram à atual crise de crédito. Belluzzo considera que há uma distância enorme entre os excessos que ocorreram lá e os primeiros problemas aqui, mas acredita que a regulação do BC pode prevenir uma crise de inadimplência.

Os números de conta corrente deixam Belluzzo desconfortável, mas Loyola acha que o câmbio flutuante é suficiente para reequilibrar a conta corrente e que agora o déficit está sendo financiado pela entrada de investimentos externos. Belluzzo pondera que, se o câmbio flutuante resolvesse sozinho, o dólar deveria estar subindo, já que o déficit externo reapareceu.

Ambos concordam que o governo deve cortar gastos para ajudar a política monetária e que os juros têm, sim, que subir neste momento. Para Loyola, o governo deveria perseguir a meta de déficit nominal zero; Belluzzo lembra que isso é mais difícil agora, com os juros subindo, o que vai elevar os gastos do governo. Na opinião dele, o Banco Central perdeu chances no passado, quando tudo estava bem, de derrubar mais fortemente a taxa de juros. $evitaria a apreciação forte do real e poderia evitar também o atual déficit em conta corrente. Loyola discorda do reajuste do Bolsa Família neste momento em que o país precisa esfriar o consumo para reduzir o risco inflacionário. Belluzzo acha o reajuste correto, mas discorda da generosidade com que o governo elevou os salários de algumas categorias profissionais do setor público.

Nos últimos anos, os consensos entre os economistas aumentaram, mas, em épocas assim, de decisões difíceis, as divergências voltam. Belluzzo faz parte do conselho de economistas que o presidente Lula reúne para analisar a situação econômica. Conta que lá também há divergências, explicitadas claramente, apesar de dois dos participantes serem o ministro da Fazenda e o presidente do Banco Central. Belluzzo, que no passado já esteve em lado oposto ao do então ministro Delfim Netto, diz que concorda cada vez mais com ele.

O debate deve ajudar o governo nas decisões a tomar nos próximos meses. Não há fórmula mágica, e algumas medidas que parecem certas levam a muitas distorções. Os perigos que estão à espreita não podem ser negligenciados. O déficit em conta corrente aumentou mais rápido que os economistas imaginaram, mas já está caindo. Ainda que o BC tenha elevado para US$ 21 bilhões a sua previsão de déficit para este ano, quando se compara o déficit de cada mês, nota-se que ele está perdendo o fôlego. Há alguns sinais de arrefecimento da demanda, como o nível de atividade da indústria paulista, divulgado ontem. O desemprego continua caindo. O dado de ontem, de maio, de 7,9%, é cinco pontos percentuais mais baixo que o de maio de 2004. Mas o risco, em um mercado de trabalho aquecido, é de religar o círculo de reajuste para compensar a inflação, o que leva a mais inflação.

O choque inflacionário é, em parte, global, contudo chegou ao Brasil quando o crescimento estava se acelerando. É global, mas o combate a ele tem que ser local.
O Banco Central reviu a previsão de inflação do ano para longe do centro da meta, mas ainda na banda de flutuação: 6%. Mas sinais de pressão são vistos em outros índices. O IGP-M que será divulgado hoje pode ficar perto de 2%. Se assim for, levará a inflação acumulada em 12 meses a superar 13%. Esses são tempos desafiadores e escorregadios. Qualquer erro na condução da política econômica é mais perigoso agora do que quando o mundo parecia viver o tempo sem risco do crescimento sem inflação.



Leia o Panorama Econômico desta quinta-feira.

Panorama Econômico
Mulher moderna

Para a mulher independente, sempre dona dos seus próprios pensamentos e posições, que nos anos 50 rompia pela inteligência os limites que sempre aprisionaram a mulher, era difícil aceitar um rótulo de significado tão velho quanto o de “primeira-dama”. Foi por isso — e não por uma idiossincrasia qualquer — que a antropóloga Ruth Cardoso avisou à imprensa que não gostava do termo.

Perdeu essa pequena batalha, porque os jornais continuaram usando o mesmo e surrado rótulo. Ganhou a guerra, ao revolucionar o papel exercido pela mulher do presidente. Não interferia no governo, mas influenciava as políticas públicas; não aceitou ser a repetidora de políticas assistencialistas e mudou o rumo das políticas sociais; conservava sua independência de pensamento e não provocava polêmicas. Hillary Clinton também era mulher independente e inteligente, mas, ao tentar mudar o Health Care americano, invadiu o espaço de quem foi eleito para governar e fez um projeto polêmico. Depois se viu que ela queria mesmo era fazer sua própria carreira na política. Cristina Kirchner já tinha um caminho próprio na política, no entanto, ao suceder ao marido, continua à sua sombra.

Reinventar de forma contemporânea esse papel é uma arte difícil na qual Ruth Cardoso mostrou maestria. Como o velho script não lhe servia, criou um roteiro novo. A LBA, que trazia a marca indelével de assistencialista e que, no governo Collor, foi alvo de denúncias de corrupção, foi fechada. O Comunidade Solidária era um conceito inteiramente novo. O órgão era um articulador e não um executor de políticas, por isso tinha orçamento enxuto e poucos funcionários. Ruth fazia a articulação entre financiadores privados de políticas sociais — fossem empresas ou instituições — e as vítimas das tragédias sociais brasileiras. Uma companhia, por exemplo, era convocada a adotar uma cidade com alto índice de analfabetismo. O Comunidade Solidária ligava quem podia participar desse mutirão e os que necessitavam as ações do Estado e da elite brasileira.

Ruth convocava intelectuais, especialistas, profissionais de diversas áreas para encontros de avaliação das políticas públicas. Ela comandava horas seguidas de reunião em que as pessoas de fora do governo falavam livremente. As críticas mais duras não a abalavam. Com sua experiência de coordenação de debate acadêmico, extraía das críticas e apoios o que era útil para aperfeiçoar as políticas. Foi assim que levou para o governo várias idéias novas.

Ela achava, por exemplo, que o Brasil precisava incentivar o voluntariado que, em outros países, leva multidões à prática de ações, individualmente pequenas, mas que na soma mudam realidades. Conseguiu isso. Hoje o voluntariado é mais disseminado no país. Para construir essa nova atitude, não hesitou em resgatar um velho símbolo do governo militar: o Projeto Rondon, em que universitários vão a áreas remotas do Brasil.
Ruth manteve suas atividades intelectuais, a participação em debates e seminários acadêmicos e até em cursos nas universidades. Durante o governo Fernando Henrique, chegou a passar pequenos períodos em universidades americanas dando cursos na sua área de especialização: a antropologia.
Sua obsessão era a educação, Ruth foi a vida inteira uma educadora num país em que este tem sido — e vai continuar sendo por muito tempo — o grande calcanhar-de-aquiles, mas ela tinha idéias próprias, de como fazer o resgate dos analfabetos até o papel das universidades públicas.

Não é fácil modernizar sem provocar controvérsias, não é fácil revolucionar sendo discreta. Mas Ruth conseguiu isso tanto no papel requerido e esperado da mulher do presidente da República, quanto na orientação das políticas sociais no Brasil. Foi ela quem levou para nível federal uma política que nasceu em Campinas, na administração do PSDB, o Bolsa Escola. Depois de Campinas, a proposta tinha evoluído pela ação de outros partidos, como o PT, então com Cristovam Buarque, e o PSB, na época com Célio de Castro. Quando chegou ao governo federal, o Bolsa Escola acabou sendo o embrião para o Bolsa Família, um programa muito mais amplo. Ruth ajudou, assim, os brasileiros — seja acadêmicos especializados em políticas de combate à pobreza, militantes de causas sociais ou políticos, de diversos partidos — nesta construção coletiva de uma política social mais moderna. Não mais a cesta básica, mas, sim, a transferência de renda direta aos mais pobres. Não mais a dívida eterna dos de menor renda a um político específico, mas a construção do cidadão portador de direitos. Hoje essa idéia se firmou e evolui sob críticas e aperfeiçoamentos, com retrocessos e avanços, mas já é vitoriosa. Ainda que as velhas práticas não tenham sido varridas. O velho sempre teima em ficar, porém, na luta com o novo, vai se enfraquecendo.

Ruth deixou sua marca nessa caminhada coletiva por um país mais moderno e mais justo; deixou sua marca no pensamento brasileiro com seus livros, cursos e teses que orientou; deixou sua marca na história do avanço da mulher brasileira. Não venceu o rótulo, ainda é perseguida pelo título de que não gostava, ainda é definida nos jornais como a ex-“primeira-dama”. Mas sua atitude renovou o rótulo. Hoje o país já sabe que esse papel pode ser contemporâneo.

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