A lista dos candidatos a prefeito e a vice processados
Acaba de ser postada no site da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) o nome dos candidatos a prefeito e a vice-prefeito das 26 capitais do país que respondem na Justiça a processos de origem criminal ou eleitoral. O banco de dados será atualizado periodicamente com a colaboração de juízes eleitorais de todo o país. A intenção da AMB é facilitar o acesso da população a informações públicas que podem interessar aos eleitores na hora de definir seu voto.
15 candidatos figuram na lista dos "ficha-suja" divulgada há pouco pela AMB. São nove candidatos a prefeito e seis candidatos a vice-prefeito. Desses, três são do PT e três do PP. PTB, PPS, DEM, Psol, PSL, Frente Belém Popular, Frente Boa Vista de Todos Nós, PSDB e PV têm um candidato processado cada.
Paulo Maluf (PP), candidato à prefeitura de São Paulo, é o recordista da lista. Responde a sete processos judiciais. Quatro deles no Supremo Tribunal Federal por crimes contra o sistema financeiro e outras três no Tribunal de Justiça de São Paulo por improbidade administrativa. A vice de Maluf, Aline Corrêa (PP), também responde um processo por crimes contra a paz pública e contra o sistema financeiro nacional.
Marta Suplicy, candidata a prefeita de São Paulo pelo PT, responde dois processos por crime da lei de licitação.
Segue a lista dos 15 candidatos com a ficha suja na Justiça divulgada pela Associação dos Magistrados Brasileiros.
AMAZONAS
Amazonino Mendes, candidato a prefeito de Manaus pelo PTB – responde por crimes da lei de licitação, crimes contra o sistema financeiro e crimes contra a ordem tributária.
AMAPÁ
Maria Dalva de Souza, candidata a prefeita de Macapá pelo PT – responde processo por crimes contra a fé pública, falsidade ideológica, crimes contra a administração em geral e prevaricação.
CEARÁ
Sérgio Braga Barbosa, candidato a vice-prefeito de Fortaleza pelo PPS – responde por crimes contra fé pública, falsidade ideológica e isso de documento falso.
GOIÁS
Iris Rezende Machado, candidato a prefeita de Goiânia pelo PMDB – responde por improbidade administrativa.
MINAS GERAIS
Pitágoras Lincoln de Matos, candidato a vice-prefeito de Belo Horizonte pelo DEM – responde por abuso de autoridade.
PARÁ
Jorge Carlos Mesquita, candidato a vice-prefeito de Belém pelo PSL – responde por crime contra a pessoa, lesão corporal e crime contra o patrimônio.
Leila Márcia Santos, candidata a vice-prefeita de Belém pela Frente Belém Popular – responde por crime contra o patrimônio, crime contra a administração pública, desacato, crimes contra a liberdade individual, seqüestro e cárcere privado.
Marinor Jorge Britto, candidato a prefeito de Belém pelo PSOL – responde por crime contra o patrimônio.
RONDÔNIA
Hamilton Nobre, candidato a prefeito de Porto Velho pelo PSDB – responde por improbidade administrativa.
Lindomar Barbosa Alves, candidato a prefeito de Porto Velho pelo PV – responde por falsificação de documento público.
RORAIMA
Maria Suely Silva, candidata a prefeita de Boa Vista pela coligação Boa Vista de Todos Nós – responde por crime contra a administração pública e peculato.
SÃO PAULO
Alice Corrêa de Oliveira, candidata a vice-prefeita de São Paulo pelo PP – responde por crimes contra a paz pública, falsificação de documentos, crimes de ocultação de bens e formação de quadrilha.
Marta Suplicy, candidata a prefeita de São Paulo pelo PT – responde a dois processos por crime da lei de licitação.
Paulo Maluf, candidato a prefeito de São Paulo pelo PP – responde a quatro processos por crime de responsabilidade, outro por crimes contra a paz pública, formação de quadrilha, crime contra o sistema financeiro e crimes de ocultação de bens e ainda outros dois por crimes contra o sistema financeiro.
TOCANTINS
Raul de Jesus Lustosa, candidato a prefeito de Palmas pelo PT – responde por crime contra a ordem tributária.
O levantamento da AMB não apontou candidatos a prefeito e a vice-prefeito que respondam processos nos estados do Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário