Em 2010, o Brasil passará por mais um processo democrático. Serão as eleições para os cargos de deputados federal e estadual, senadores, governadores e presidente da República.
Estamos a dois anos desse processo, mas as articulações já começaram.
Não apenas políticos, coligações e nomes se formam, o TRE-RJ resolveu antecipar e iniciar uma fiscalização preventiva de possíveis propagandas eleitorais fora de época.
As medidas são as seguintes: a elaboração de dossiês (ou banco de dados?!) sobre possíveis candidatos que começaram a se promover antes do permitido pela lei eleitoral, antecipar os eventos do calendário eleitoral, usufruir do dinheiro e da máquina pública para a propaganda institucional, além de a criação de uma força-tarefa para atuar no interior e coibir abusos previamente.
Aqui, em Nova Iguaçu, o que fez seu prefeito reeleito Lindberg Farias (PT), o mais cotado para disputar a sucessão do governador Sérgio Cabral em 2010?
Espalhou, por trechos que vão desde Nova Iguaçu até o Rio, 40 outdoors com sua foto desejando ‘vitórias em 2009’. Que bonito!!!
A reação do desembargador do Rio, Alberto Motta Moraes, foi de que irá acompanhar esse tipo de propaganda na rua e também em rádios e emissoras de TV para montar dossiês.
Por limitações da Lei, não se pode fazer nada este ano, mas esse tipo de propaganda só é permitido até o dia 31 de dezembro. Depois disso é hora de a vassoura entrar em ação.
Vamos continuar monitorando.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário