segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Resumo do Dia

* O PMDB assumiu hoje a presidência das duas casas legislativas federais. No Senado, José Sarney derrotou o petista Tião Viana por 49 votos a 32. Em discurso, Sarney prometeu esforço para votar as reformas política e tributária e para combater o excesso de medidas provisórias. Ele ainda anunciou um corte de 10% no orçamento do Senado diante da crise financeira.


Na Câmara dos deputados, Michel Temer venceu a disputa contra Ciro Nogueira, do PP, e Aldo Rebelo, do PCdoB. O peemedebista obteve apoio de 304 dos 513 parlamentares. Ao tomar posse, Temer fez um discurso pedindo a união dos partidos. Ele disse também que é preciso elaborar propostas para combater os efeitos da crise global.


* A balança comercial brasileira registrou em janeiro o primeiro déficit mensal negativo desde março de 2001. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, as importações superaram as exportações em 518 milhões de dólares no primeiro mês do ano. Nos últimos 12 meses, o saldo continua positivo, em 23 bilhões de dólares.


* A rede norte-americana de lojas de departamento Macy's anunciou que vai fechar 7 mil postos de trabalho para enfrentar a recessão econômica. Com o corte, que equivale a 4% do número de funcionários, a companhia pretende reduzir os custos em 400 milhões de dólares por ano.


* O Bradesco anunciou queda de 26,8% no lucro líquido no quarto trimestre de 2008, em relação ao mesmo período do ano anterior. O banco encerrou o período com lucro líquido de 1 bilhão e 800 milhões de reais. No ano, os ganhos da instituição ficaram em 7 bilhões e 620 milhões de reais.


* A Bolsa de Valores de São Paulo opera em queda de 1,43%, com 38 mil 738 pontos.


* O dólar comercial fechou cotado a 2 reais 325, alta de 0,43%.


* O euro vale 2 reais 987, baixa de 1,48%.

Nenhum comentário: