O Rio 2016 pode dar certo, porque a economia tem tudo a ver com isso. Significa investimentos, significa empregos, impostos. Na verdade, se for bem feito, como Barcelona fez. A gente tem que olhar com bastante o exemplo de Barcelona. Ela tinha tudo pronto. A cidade fez um planejamento que superou. Era uma cidade decadente antes, mas virou uma cidade de crescimento depois. É o exemplo ideal.
Já Montreal deixou uma dívida muito grande. Eles passaram 30 anos pagando a dívida. As Olimpíadas foram 1976, e eles acabaram de pagar em 2006. Então, a cidade teve vantagens. É uma cidade bonita que aproveitou bem os espaços, mas ela deixou uma dívida muito grande.
Atenas em 2004 teve muita denúncia de corrupção, de desvio de dinheiro.
A olimpíada não é garantia de sucesso. Tem que ser bem feita.
Pequim teve uma grande transformação, investiu muito dinheiro, e eles tinham um problema anterior que era a poluição. Chegou na hora e eles ficaram com medo do fracasso, porque só se falava do céu escuro de Pequim. E a partir das Olimpíadas, a China passou a investir mais em meio ambiente, em novas fontes de energia.
Sidney fez uma olimpíada em 2000 que investiu muito em maio ambiente e fez uma limpeza muito grande das áreas navegáveis, e fez um investimento em saneamento que nós precisamos fazer aqui.
Quer dizer, a olimpíada é uma oportunidade de planejamento se todo mundo for na mesma direção.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário