O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira manter a taxa básica de juros do país em 8,75%, em decisão unânime. Foi a primeira reunião do ano e a quarta vez seguida que a autoridade monetária decide pela manutenção dos juros. A medida não surpreendeu o mercado. Entre analistas, já era consenso a expectativa pela manutenção da taxa Selic, nesta que foi a primeira reunião do comitê em 2010.
Para este ano, especialistas apostam que o Banco Central recomece um aumento gradativo da taxa. Por este motivo a expectativa a partir de agora é sobre a divulgação da mensagem que será passada pelo Banco Central.
A última vez em que o BC mexeu no juro básico foi em julho de 2009, quando o percentual foi cortado em 0,5 ponto, para 8,75%. Desde então, o Copom se reuniu mais quatro vezes (em setembro, outubro, dezembro e agora em janeiro). No ano passado, a taxa básica de juros foi sendo cortada de janeiro a julho, fechando o ano com uma redução total de 5 pontos percentuais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário