Manager Online
Em que a Internet vai acabar com a vantagem de empresas tradicionais?
Em pelo menos cinco aspectos, segundo Seth Godin, especialista em marketing americano, e fundador da Yoyodyne Enterteinmant: distribuição, acesso a capital, valor de marca, relações com clientes, empregados.
Quanto à distribuição, grandes depósitos, sistemas bem arquitetados de logística vão perder a vantagem relativa quando a pessoa comprar e receber, por exemplo um CD, pela Internet.
Acesso a capital, por sua vez, as regras do jogo mudam porque os custos de entrada de uma nova empresa no mercado são muito menores por meio da Internet. Muita gente pode tomar pedacinhos de mercado dos grandes através desse veículo.
Valor de marca: o cliente de Internet, no ambiente de Internet, não valoriza as marcas do mesmo modo que vinha avaliando no mundo real, conforme algumas pesquisas já mostraram.
Relações com clientes: Agora, um canal direto, barato, eficiente se abre para qualquer empresa, com novas regras e novas formas de atuar. Pequenas empresas operando no ambiente de Internet, com alto potencial de crescimento podem oferecer mais ganhos participativos aos funcionários - e muita gente está sonhando com grandes ganhos, já que a Nova Economia parece atraente aos olhos de todos - eis a quinta área em que a Internet vai trazer eliminar vantagens competitivas já estabelecidas dos tradicionais.
Gente que perde espaço, gente que ganha espaço. Um mundo de ameaças e oportunidades, bem à nossa volta, com a entrada da Internet.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário