O IPC-S de 07 de abril de 2010 registrou variação de 0,98%, 0,12 ponto percentual (p.p.) acima da taxa divulgada na última apuração. Cinco das sete capitais pesquisadas registraram acréscimos em suas taxas de variação. São elas: Brasília, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo.
Este mede a evolução dos preços no varejo nas sete principais capitais (Brasília, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte), para as classes de renda entre 01 e 33 salários mínimos.
A estrutura de ponderações, ou seja, a relação dos pesos dos grupos que compõem o IPC foi determinada com base nas despesas das famílias. A cesta básica do IPC é constituída de cerca de 480 mercadorias e serviços. A sistemática de coleta de preços é decendial, ou seja, a cada 10 dias, nos estabelecimentos.
O índice é atingido obtendo os preços médios geométricos de cada produto. Em sequência são calculados os relativos em níveis de produtos, subitens, itens, subgrupos, grupos e, por fim, o relativo municipal, cuja agregação conduz ao índice geral.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário