Política
1. Mesmo após redemocratização, governo seguiu investigando críticos
Reportagem da Folha mostra que mesmo após o fim da ditadura, o governo do ex-presidente José Sarney continuou espionando grupos da oposição. Segundo documentos liberados ao jornal pelo Arquivo Nacional, o governo interceptou cartas, infiltrou agentes e produziu listas de nome e endereços de grupos de esquerda entre eles o PT, os sem-terra, sindicatos e membros de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
2. Por voto, Serra e Dilma buscam alianças constrangedoras
No vale-tudo da corrida presidencial os dois principais candidatos à presidência da República recorrem a alianças constrangedoras. Reportagem do Estadão relata que a candidata do PT, Dilma Rousseff, distribuiu afagos ao ex-governador do Rio, Anthony Garotinho, investigado por suposto envolvimento em corrupção, enquanto o candidato do PSDB, José Serra, tem o apoio declarado do presidente do PTB, Roberto Jefferson, que teve o mandato de deputado cassado por envolvimento no escândalo do mensalão.
Sociedade
3. Quase metade dos médicos receita o que fábrica indica
Pesquisa inédita do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) aponta que 48% dos médicos paulistas que recebem visitas de propagandistas de laboratórios prescreve medicamentos sugeridos pelos fabricantes. Segundo reportagem da Folha, a pesquisa aponta que 93% dos médicos afirmam ter recebido presentes de até R$ 500. Outros 37% declaram que ganharam benefícios como cursos e viagens para congressos internacionais. Para o Cremesp, cerca de um terço dos médicos mantém uma “relação contaminada com a indústria farmacêutica e de equipamentos, que ultrapassa os limites éticos”.
4. Fumo é responsável por 40% das mortes de mulheres com menos de 65 anos
Levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 40% das mortes de mulheres com menos de 65 anos são causadas pelo consumo de tabaco. Por causa do dado alarmante, o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado hoje, terá como alvo as mulheres. Segundo reportagem da Folha, o objetivo é alertar sobre as estratégias que a indústria do tabaco usa para atingir o público feminino e os males que o cigarro causa à saúde e ao meio ambiente. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o cigarro mata por ano mais de cinco milhões de pessoas – entre as quais, 1,5 milhão de mulheres.
5. Vacina contra câncer de mama deve ser testada em um ano
Reportagem publicada no jornal britânico Daily Telegraph mostra que uma vacina contra o câncer de mama deverá ir a teste dentro de um ano. Se for eficiente, a droga poderá acabar com mais de 70% dos cânceres de mama, salvando mais de oito mil vidas por ano somente no Reino Unido. De acordo com a reportagem, a vacina poderá ser oferecida a mulheres antes de alcançarem meados de 40 anos, época em que o risco de câncer de mama começa a subir.
Mundo
6. Israel ataca barcos que levavam ajuda à Gaza
O Exército de Israel atacou na madrugada de hoje um comboio de barcos organizado por ONG humanitária. Segundo reportagem do jornal americano New York Times, o ataque ocorreu a uma flotilha liderada por uma embarcação turca, que transportava mais de 600 pessoas e 10 mil toneladas de ajuda humanitária para a faixa de Gaza. Segundo o jornal, pelo menos dez pessoas foram mortas em decorrência do ataque.
7. Vazamento de óleo pode durar até agosto
Ontem a British Petroleum (BP) anunciou mais uma tentativa fracassada de interromper o vazamento de petróleo que já dura mais de um mês no Golfo do México. Autoridades americanas já admitem que o óleo continuará fluindo do fundo do oceano pelo menos até agosto. Segundo reportagem do Estadão, a crise atinge diretamente o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, acusado de lentidão e mau gerenciamento do processo.
Economia
8. Inadimplência empresarial cai 15,3%
Levantamento realizado pelo Serasa mostra que a inadimplência das empresas brasileiras registrou queda de 15,3% na comparação do mês de abril em relação a março deste ano. Segundo reportagem da Folha, foi a maior queda para a relação entre estes mesmos meses desde 2004, quando houve recuo de 15,1%. De acordo com o Serasa, o principal motivo da queda foi a diminuição das dificuldades dos negócios em decorrência do aquecimento do mercado interno.
9. Venda de TV dispara às vésperas da Copa
Às vésperas do início da Copa do Mundo, um dos artigos eletrônicos mais vendidos pelo comércio são as televisões. Segundo reportagem do Estadão, grandes redes varejistas mais que dobraram o número de unidades comercializadas na comparação com mesmo período do ano passado. Apesar do forte ritmo do consumo, lojistas informam que, por enquanto, não faltam produtos nas prateleiras.
10. Brasil deverá ter segundo maior crescimento global
Previsões do mercado financeiro mostram que o Brasil deve ocupar no primeiro trimestre o segundo lugar no ranking das maiores taxas de crescimento do mundo. Estimativas do Produto Interno Bruto (PIB) apontam crescimento de 3% nos três primeiros meses do ano, o equivalente a 12,6% ao ano. Segundo reportagem do Estadão, o líder do ranking deve ser a Índia, que avançou a uma taxa anual de 13,4%. A China deverá ocupar a terceira colocação, com alta de 11,2% entre janeiro e março.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário