Inflação
IGP-DI será maior que o IGP-M. Depois taxa recuará
O IGP-M de maio foi o maior registrado este ano: 1,61%, como já mostamos aqui no blog. Mas, o pico dos IGPs deve acontecer mesmo com a divulgação do IGP-DI de junho, no próximo dia 9. O índice deve ficar em torno de 1,72%, segundo o Departamento de Estudos Econômicos do Bradesco.
Depois disso, a taxa deve começar a recuar, vindo para 1,30% no IGP-10 de junho e 1% no IGP-M do mesmo mês (vejam no gráfico abaixo). Segundo o Bradesco, isso vai acontecer por uma pressão menor dos preços de commodities tanto no atacado agrícola quanto no industrial.
Com relação aos agrícolas, os preços devem ficar mais estáveis depois das fortes altas dos últimos meses. Nos casos do tomate (alta de 216% neste ano) e do arroz (alta de 45,7%), a previsão é que os preços recuem por razões de safra aqui mesmo do Brasil. Para se ter uma idéia de como estes dois produtos contribuíram para a alta nos IGPs, eles foram responsáveis por 0,82 pontos percentuais da variação de 4,74% do IGP-M acumulado este ano. O IPA agrícola subiu 4,85% este ano e a previsão do Bradesco é que feche 2008 em 6%, ou seja, teremos altas menores nos próximos sete meses.
Já com relação aos produtos industriais, o cenário é mais delicado, diz o banco. Por um lado, teremos acomodação dos preços de produtos químicos, como os fertilizantes, depois deles terem absorvido as altas do petróleo. Por outro, ainda não se sabe medir com precisão o impacto do minério de ferro, que tem sido o grande vilão no setor até agora por causa do reajuste de 65% fechado pela Vale no início do ano. O impacto no atacado pode continuar no próprio minério de ferro e também na cadeia do aço. Por conta disso, a previsão do IPA industrial para o final do ano é de 11%. Até agora, subiu só 5,91%.
Por enquanto, o acumulado dos últimos 12 meses do IGP-M está em 11,53%, mas essas alterações no cenário levam o Bradesco a apostar num fechamento de 8,5% no final de 2008.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Kawaii... <3
Postar um comentário