O aquecimento global vai mudar a geografia da agricultura brasileira.
O que, onde e como plantar?
Tudo isso vai mudar muito nos próximos anos pelo efeito das mudanças climáticas. Estudiosos da Embrapa e da Unicamp estudaram sete culturas brasileiras para dizer, em cada cenário, o que aconteceria.
Começando com as boas e poucas notícias, a situação melhora para a cana-de-açúcar e mandioca. No entanto, a notícia é ruim para as culturas como soja e café, estas perderão áreas que hoje são boas para o plantio.
Ouvi os comentários de dois autores desse estudo, o Eduardo Assad, pesquisador pela Embrapa e o Hilton Silveira Pinto, pesquisador pela Unicamp.
Eles concordam, por unanimidade, que os cenários futuros para a agricultura, infelizmente, não são os dos melhores e completam suas análises mostrando que os governantes, principalmente no Nordeste, região que merece mais atenção, devem se preocupar como os próximos 70 anos.
A situação é delicada e merece a máxima atenção. Segundo Hilton Silveira, o sertão deixará ter clima semi-árido e passará a ter clima árido, seco, uma grande deserto e com pouquíssimas chuvas.
Portanto, mais do que nunca devemos estar preocupados com a situação climática no nosso país, rico em biodiversidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário