Comentário da Lucia Hippolito à CBN
As Olimpíadas vão caminhando para seu desfecho, e a campanha eleitoral passa a ocupar, a partir da próxima semana, toda a atenção da imprensa.
Como as Olimpíadas começaram atrasadas este ano, a campanha eleitoral vai ser mais curta. O que é ótimo, porque as campanhas brasileiras são longuíssimas. E caríssimas.
Amanhã tem início a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. Esperança para os candidatos menos conhecidos, de se apresentar ao eleitor.
E aposta dos líderes das pesquisas. Uns tentam manter a dianteira, outros tentam diminuir os índices de rejeição.
É interessante registrar a posição relativa dos candidatos antes do início da propaganda no rádio e na TV para depois comparar com a performance dos candidatos na eleição.
No Triângulo das Bermudas (SP, RJ e BH), por exemplo, temos dinâmicas diferentes. Em São Paulo, uma polarização entre PT e PSDB vai, por enquanto, confirmando Marta e Alckmin no segundo turno.
O problema de Marta é, ao mesmo tempo em que consolida sua liderança, tentar diminuir os índices de rejeição, que são altíssimos, quase empatando com as intenções de voto.
Já para Alckmin o desafio é estancar a queda e trazer de volta os desgarrados do PSDB, sobretudo vereadores, que aderiram a Kassab num primeiro momento.
Mas Kassab é dono o maior tempo de propaganda. Vamos ver como vai usar esse tempo todo.
No Rio, a fragmentação da base aliada do governo federal vai consolidando a liderança de Marcelo Crivella, mas o segundo lugar ainda não está muito claro. Eduardo Paes e Jandira Feghali estão empatados, mas Eduardo Paes apresenta um “viés” de alta.
O problema de Crivella é o mesmo de Marta: altíssimo índice de rejeição.
Belo Horizonte é a principal incógnita. A hegemonia do governador Aécio Neves ainda não se reflete em intenções de voto para o seu candidato, Márcio Lacerda, que permanece em terceiro lugar.
Segundo informações da campanha de Lacerda, os programas de rádio e TV vão abusar de fotos com o presidente Lula, o governador e o prefeito Fernando Pimentel.
Com isso, seus marqueteiros esperam alavancar a candidatura de Márcio Lacerda.
Por tudo isto, alguma expectativa cerca o início do horário eleitoral amanhã. Não que os programas sejam campeões de audiência. Mas indiscutivelmente, jogam um pouco mais de adrenalina na campanha.
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