Ontem a Lucia Hippolito entrevistou no CBN Rio o desembargador Alberto Motta Moraes, presidente do TRE-RJ, que manifestou estranheza com a veiculação de publicidade da Sabesp no Estado do Rio. Ela mencionou que até no Acre a Sabesp está fazendo propaganda.
Ela recebeu um e-mail de Paula Fontenelle, que reproduzo abaixo na íntegra. E em seguida a sua resposta.
“Prezada Lúcia,
Sobre os comentários feitos pelo desembargador Alberto Motta Moraes hoje sobre a publicidade da Sabesp, a empresa esclarece:
A Sabesp é uma das quatro patrocinadoras do Verão Espetacular, da Rede Globo, cuja programação inclui a realização de dezesseis competições esportivas em diversas cidades do Brasil. Além do interesse da empresa em incentivar atividades diretamente associadas à saúde e ao bem-estar, várias dessas modalidades esportivas serão promovidas na cidade e no litoral paulista, entre elas a Corrida de São Silvestre, na capital, o vôlei, em Santos, e o futebol de areia, no Guarujá. Portanto, a visibilidade nacional adquirida pela empresa este mês deve-se diretamente ao fato de que não existem cotas publicitárias locais ou regionais no Verão Espetacular. Todos os anúncios são obrigatoriamente veiculados em território nacional.
Independentemente do patrocínio do Verão Espetacular, é preciso esclarecer que desde a vigência das Leis Estaduais Nos 12.292/2006 e 1025/2007 a Sabesp pode atuar não só em âmbito regional, como nacional e internacional. Ou seja, a empresa está legalmente amparada para prestar seus serviços em outros estados, inclusive no Acre, exemplo selecionado pela jornalista em seu comentário ao presidente do TRE do Rio, Dr. Alberto Moraes. Nesse sentido, a Sabesp já firmou diversos acordos de cooperação com empresas de saneamento de outros estados brasileiros, visando à comercialização e transferência de tecnologia. Por esse motivo, é importante para a empresa investir na construção de sua imagem institucional fora de São Paulo, pois existe interesse comercial direto da Sabesp de ampliar seu mercado.
Por último, os serviços prestados pela Sabesp têm relação direta com a saúde e a qualidade de vida da população, por esse motivo, algumas campanhas de conscientização são necessárias para garantir a colaboração de seus usuários. Durante o período de Natal e Réveillon, por exemplo, a empresa realizou uma campanha maciça em rádio e TV, além da distribuição de panfletos e leques informativos, alertando para a necessidade dos moradores e turistas utilizarem a água de forma racional. Como resultado inequívoco da campanha, registramos imensa colaboração dos usuários, o que permitiu conforto durante o período, não havendo qualquer registro de falta de água, seja no litoral sul ou norte do estado.
Reiteramos que os investimentos da Sabesp em publicidade são de interesse público e não se pautam em agendas políticas como foi levantado durante a entrevista.”
Sua resposta:
"Prezada Paula
Obrigada pelas informações. Devo esclarecer, entretanto, que a estranheza não é só minha. Dezenas de ouvintes e comentaristas em meu blog têm estranhado a presença da Sabesp fora de São Paulo.
Está sendo considerada propaganda eleitoral do governador José Serra.
Talvez fosse interessante, para a imagem da empresa, fazer uma campanha de esclarecimento, contando exatamente o que você me contou em sua correspondência.
Justamente para que não pairem dúvidas a respeito da correção ética da Sabesp, nem interpretações equivocadas sobre possível uso eleitoral da empresa e do dinheiro dos contribuintes paulistas.
Cordialmente
Lucia Hippolito"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
A Sabesp através da Lei Complementar 1025/07 teve suas atribuições estendidas. E se vcs fizerem uma pesquisa básica pelo Google descobrirão que ela já está atuando em Alagoas, Espírito Santo, Panamá e etc...
Postar um comentário