Dicas de Liderança
1. “É melhor para um líder ser amado ou temido? Essa é uma dúvida presente há milênios. Maquiavel deu a resposta mais famosa, mas não necessariamente a certa. Segundo modernos consultores, é melhor não ser amado nem temido, mostre seu trabalho (resultados). São eles que contam e que fazem com que você seja respeitado pelos seus subordinados e superiores.”
2. “Saiba receber críticas. Um líder admite que errou e procura saídas para que aquilo não aconteça de novo. O que afeta sua liderança é perceber um erro e continuar naquele caminho, prejudicando a todos. Mantenha olhos críticos e ouvidos abertos em relação a sua liderança. Há sempre um espaço para melhorar.” Basílio Andrade Neto
3. “Procure evitar emoções extremas. Ninguém respeita um chefe que entra um dia chutando tudo pela frente e no outro dia dá bom dia até para o canteiro de flores. Desenvolva uma linha média de atuação para que todos saibam o que esperar quando falam com você.”
4. “O líder tem sempre que inovar e perseguir o sucesso.”
5. “O mercado, o mundo está cada vez mais acelerado. Por isso, tente cultivar em sua equipe um certo senso de urgência. Isso não significa fazer as coisas rápido, mas sim decidir rápido e fazer. Não ter medo de agir e enfrentar as conseqüências de seus atos.” Autor desconhecido
6. “O melhor executivo é o que possui sensibilidade suficiente para conseguir que bons funcionários façam o que ele quer que seja feito,sempre atento ao próprio comportamento, o suficiente para não manipulá-los.” Theodore Rooseveld
7. “Um líder fortalece as outras pessoas. Descubra o que elas tem de melhor e trabalhe em conjunto para desenvolver esse potencial.”
8. “É muito melhor tomar uma decisão errada e aprender com ela do que não tomar atitude alguma e ficar se lamentando “Eu deveria ter feito isso ou aquilo...” Perca o medo de errar e faça com que sua equipe perca esse freio também.”
9. “O desafio da liderança não é somente racional, é também emocional. Nunca se esqueça que você está lidando com pessoas que tem necessidades diversas.”
10. “Os melhores generais são aqueles que evitam as batalhas e mesmo assim vencem. Pense antes de tomar uma decisão mais dura que irá desagradar a muitos. Apelem para razão, os números e a convicção no resultado. Muitas vezes, quem estiver causando o empecilho irá mudar de ideia e você terá evitado um grande desgaste na sua empresa.”
11. “Se você sentir que a ideia de um membro da equipe é boa, implante-a imediatamente. Nada de ficar perdendo tempo em comitês e reuniões, isso esfria o entusiasmo do time.”
12. “Não se envolva com negativismos. Existem pessoas cujo único propósito parece ser encontrar defeito em tudo, acabando com o ânimo de qualquer equipe. Tenha sempre uma palavra de otimismo e de confiança.”
13. “Os líderes eficazes sabem que tão importante quanto planejar a rota é atingir a meta da equipe é se assegurar de que seus membros estão fazendo algo, todos os dias para atingir o objetivo.”
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